PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia: equipe de segurança dos EUA analisa ações no país

Equipe se reuniu em uma reunião na tarde deste sábado; por enquanto, 'não haverá mudanças', segundo funcionários do governo americano

1 mar 2014 - 19h30
Compartilhar
Exibir comentários

A equipe de segurança nacional do presidente norte-americano, Barack Obama, se reuniu neste sábado para estudar possíveis medidas depois que o Parlamento russo abriu o caminho para uma ação militar na Ucrânia, informou um funcionário da Casa Branca.

Antes da reunião na Casa Branca, o secretário norte-americano de Defesa, Chuck Hagel, falou por telefone com seu homólogo russo, Serguei Shoigu, em uma tentativa de Washington para se manter em dia com a crescente crise na Ucrânia e a república autônoma pró-russa de Crimeia.

Vários encarregados da segurança nacional, entre eles o chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas norte-americanas, Martin Dempsey, foram à Casa Branca para a reunião deste sábado.

"A equipe de segurança nacional do presidente se reuniu hoje para receber informações de última hora da situação na Ucrânia e discutir potenciais opções", disse um funcionário da Casa Branca. 

Obama não se encontrava na reunião, mas recebeu um relatório de sua assessora de segurança nacional, Susan Rice, e outros funcionários.

Funcionários esclareceram que "não há mudanças" sobre a presença militar norte-americana na região.

Esta reunião aconteceu um dia depois que Obama alertou que haveria custos se a Rússia violasse a integridade territorial da Ucrânia, depois da saída do presidente pró-Rússia Viktor Yanukovytch.

A mensagem de Obama foi ignorada pelo presidente russo, Vladimir Putin, que pediu ao Parlamento de seu país autorização para enviar tropas à Ucrânia, uma medida que levou as autoridades da ex-república soviética a colocar suas tropas em estado de alerta.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade