PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia diz que "cinco terroristas" morreram em Slaviansk

Além dos mortos russos, outro soldado ucraniano ficou ferido

24 abr 2014 - 07h34
(atualizado às 08h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Manifestante pró-russo fica de guarda perto do escritório do prefeito de Slaviansk, nesta quarta-feira; o governo da Ucrânia retornou com operação de segurança para reprimir os grupos armados separatistas
Manifestante pró-russo fica de guarda perto do escritório do prefeito de Slaviansk, nesta quarta-feira; o governo da Ucrânia retornou com operação de segurança para reprimir os grupos armados separatistas
Foto: Reuters

Até "cinco terroristas morreram em combate em uma operação especial na cidade de Slaviansk, no sudeste da Ucrânia", informou o Ministério do Interior da Ucrânia nesta quinta-feira que 

"Durante os confrontos, até cinco terroristas foram mortos. Um soldado ficou ferido no lado ucraniano", afirma um comunicado do ministério, segundo o qual três postos de controle separatistas na entrada da cidade foram "destruídos".

Anteriormente, as autoridades médicas haviam informado sobre a morte de uma pessoa. 

"Segundo informações dos serviços de saúde da administração regional, uma pessoa morreu e outra ficou ferida", anunciou a assessoria de comunicação da região de Donetsk. O ferido foi hospitalizado em Slaviansk, segundo a mesma fonte.

Jornalistas da Reuters viram um destacamento militar ucraniano com cinco veículos blindados para transporte de tropas tomar um posto de controle em uma estrada ao norte da cidade ao final da manhã, após o local ter sido abandonado por separatistas, que atearam fogo a pneus enquanto se retiravam.

Nenhum tiro foi ouvido durante a ação.

Uma porta-voz dos separatistas em Slaviansk disse pela manhã que dois combatentes foram mortos em um confronto na mesma área, próxima a uma estrada que leva à cidade de Sviatogorsk.

O governo da Ucrânia disse ter retomado Sviatogorsk das mãos de homens armados na quarta-feira, enquanto reativava sua operação "antiterrorista" para recuperar o controle do leste russófono.

Não ficou claro se tropas ucranianas se preparavam para arriscar uma invasão a Slaviansk, uma cidade de 130 mil habitantes que se tornou o refúgio militar de um movimento que busca a anexação por Moscou das regiões industriais e russófonas no leste da Ucrânia.

Com informações da EFE, AFP e Reuters. 

Ucrânia x Rússia: Veja o poderio bélico dos dois países Ucrânia x Rússia: Veja o poderio bélico dos dois países

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade