PUBLICIDADE

Europa

Vladimir Putin admite presença de tropas russas na Crimeia

Presidente russo afirmou que a Ucrânia deve aceitar diálogo para evitar abismo no país

17 abr 2014 - 06h39
(atualizado às 06h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Putin admitiu que as Forças Armadas russas estiveram na Crimeia durante o referendo de março, que permitiu a anexação da península ucraniana à Rússia
Putin admitiu que as Forças Armadas russas estiveram na Crimeia durante o referendo de março, que permitiu a anexação da península ucraniana à Rússia
Foto: Reuters

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou nesta quinta-feira que a única saída para as autoridades ucranianas é o "diálogo" e que o recurso à força leva o país ao "abismo". Além disso, Putin admitiu, pela primeira vez, que as Forças Armadas da Rússia estiveram na Crimeia durante o referendo de março, que permitiu a anexação da península ucraniana.

"Só é possível colocar ordem no país por meio do diálogo, com procedimentos democráticos, e não utilizando as Forças Armadas, os tanques e a aviação", afirmou Putin durante uma sessão de perguntas e respostas exibidas pela televisão.

"Ao invés do diálogo (as autoridades ucranianas) começaram a ameaçar a ainda mais e enviaram os tanques e a aviação contra a população civil. É, mais uma vez, um crime grave dos que estão no poder em Kiev", completou.

Ao ser questionado sobre o envolvimento das forças russas nos distúrbios na Ucrânia, Putin respondeu que "tudo isto não passa de bobagem". "Não há unidades russas no leste da Ucrânia. Nem dos serviços especiais, nem de instrutores. Todos são habitantes locais", declarou.

Mas pouco depois, admitiu, pela primeira vez, que as Forças Armadas russas estiveram na Crimeia durante o referendo de março, que permitiu a anexação da península ucraniana à Rússia.

"Por trás das forças de autodefesa da Crimeia certamente estavam nossos militares. Se comportaram de forma muito correta. Era necessário proteger as pessoas", disse.

O mandatário também mencionou as negociações desta quinta-feira em Genebra sobre a crise ucraniana, com participação de representantes da Rússia, Ucrânia, União Europeia e Estados Unidos.

"Considero muito importante o início das negociações hoje, porque na minha opinião é muito importante refletir juntos sobre uma solução para a crise, propor um verdadeiro diálogo", declarou. "Espero que consigamos compreender o abismo para o qual se dirige o poder de Kiev e que arrasta com ele o país", acrescentou.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade