PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia detém vice do BC acusado de furtar US$170 mi

Banqueiro é a autoridade mais graduada a ser detida desde a queda de Yanukovich em fevereiro

1 ago 2014 - 12h16
(atualizado às 12h16)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Botys Pryhodko &eacute;&nbsp;um dos vice-presidentes do banco central da Ucr&acirc;nia</p>
Botys Pryhodko é um dos vice-presidentes do banco central da Ucrânia
Foto: Sie do BC da Ucrânia

O gabinete do procurador-geral da Ucrânia prendeu um vice-presidente do banco central do país sob suspeita de envolvimento no furto de mais de 170 milhões de dólares em dinheiro público.

Botys Pryhodko foi nomeado para sua posição durante a presidência de Viktor Yanukovich, cujo mandato ficou manchado por acusações de corrupção generalizada. O banqueiro é a autoridade mais graduada a ser detida desde a queda de Yanukovich em fevereiro.

"Prykhodko foi colocado sob custódia", disse o primeiro vice-procurador-geral, Mykola Herasimyuk, em uma coletiva de imprensa.

Representantes legais de Prykhodko não puderam ser localizados para comentar. O Banco Nacional da Ucrânia afirmou não ter recebido nenhuma notificação oficial da procuradoria a respeito de Prykhodko e que solicitou uma explicação.

Herasimyuk disse que Prykhodko é suspeito de participar com vários outros envolvidos em um esquema que teria desviado cerca de 2 bilhões de hryvnia (172 milhões de dólares) de um fundo estatal para a agricultura, criado para auxiliar no controle de preços domésticos.

O presidente Petro Poroshenko, que foi eleito em maio e enfrenta uma insurgência de separatistas no leste da Ucrânia, está sendo pressionado para resolver os casos de corrupção, uma das principais preocupações dos eleitores, de acordo com pesquisas de opinião.

Em fevereiro, o primeiro-ministro Arseny Yatseniuk disse que 37 bilhões de dólares em empréstimos haviam sumido dos cofres estatais e que 70 bilhões de dólares foram enviados para o exterior durante o governo de Yanukovich. O ex-presidente negou as denúncias.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade