PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia corta abastecimento de alimentos a separatistas

Os militares abriram um corredor humanitário para permitir a saída de civis na região de Lugansk

31 jul 2014 - 08h11
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Soldados do ex&eacute;rcito&nbsp;ucraniano fazem patrulha&nbsp;na cidade de Lisichansk, regi&atilde;o de Lugansk, leste da Ucr&acirc;nia, em 26 de julho</p>
Soldados do exército ucraniano fazem patrulha na cidade de Lisichansk, região de Lugansk, leste da Ucrânia, em 26 de julho
Foto: Dmitry Lovetsky / Reuters

O suprimento de alimentos para Lugansk, no leste da Ucrânia, que está sob controle dos rebeldes separatistas, foi cortado durante a ofensiva das forças de segurança do governo para tentar retomar a cidade, disseram autoridades locais nesta quinta-feira.

O Exército ucraniano informou que praticamente fechou o cerco a Lugansk, mas abriu um corredor humanitário para permitir a saída de moradores. Os militares disseram ainda que não estão disparando contra áreas residenciais, mas há informações de que três pessoas foram mortas em bombardeios durante a noite.

"Mercearias, mercados e redes de grandes supermercados operam intermitentemente. As entregas de alimentos para a cidade pararam, os suprimentos estão diminuindo a cada dia. Os mercados só têm à venda produtos de seus estoques", disseram autoridades da cidade em um comunicado em seu website.

A Organização das Nações Unidas (ONU) diz que mais de 1.000 pessoas foram mortas no conflito na Ucrânia desde meados de abril, quando separatistas pró-Rússia se rebelaram em províncias do leste onde a maioria dos habitantes fala russo, o que levou o governo central da Ucrânia a lançar uma operação chamada de "antiterrorista" para tentar debelar a revolta.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade