PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia acusa Yanukovych de ordenar tiros em manifestantes

3 abr 2014 - 07h41
(atualizado às 08h15)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O presidente ucraniano deposto, Viktor Yanukovich, fala com a Associated Press, em Rostov, Rússia, na última quarta-feira, 2 de abril</p>
O presidente ucraniano deposto, Viktor Yanukovich, fala com a Associated Press, em Rostov, Rússia, na última quarta-feira, 2 de abril
Foto: AP

O ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakov, acusou nesta quinta-feira o presidente destituído Viktor Yanukovytch e os serviços secretos russos de responsabilidade pelos tiros contra os manifestantes que protestavam em fevereiro em Kiev e que deixaram pelo menos 90 mortos.

"Yanukovytch deu a ordem criminosa de atirar contra os manifestantes entre 18 e 20 de fevereiro", disse o ministro interino.

Avakov disse ainda que agentes russos do FSB (ex-KGB) "participaram no planejamento e execução da suposta operação antiterrorista".

A justiça ucraniana anunciou a detenção de 11 policiais e de seus comandantes por envolvimento nos distúrbios.

Depois de três meses de manifestações violentas contra o governo em Kiev, o final de fevereiro teve dois dias de confrontos intensos que levaram o Parlamento ucraniano a destituir o presidente pró-Moscou e seu governo.

Na madrugada de 19 de fevereiro, quase 20 pessoas, em sua maioria manifestantes, morreram vítimas de tiros na capital ucraniana e outras 60 morreram no dia seguinte.

Em muitos casos, as vítimas foram atingidas em ações de franco-atiradores.

A Rússia afirma que os grupos ultranacionalistas ucranianos atiraram primeiro contra a polícia, em uma tentativa de atribuir a violência ao presidente Yanukovytch e a seus aliados de Moscou.

&amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/&amp;amp;quot; href=&amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/&amp;amp;quot;&amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;gt;
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade