PUBLICIDADE

Europa

Turquia pede explicações aos EUA sobre possível espionagem

País convocou reunião com o encarregado de negócios dos EUA em Ancara

1 set 2014 - 09h44
(atualizado às 09h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Vice-premiê turco afirmou que país quer explicações sobre espionagem
Vice-premiê turco afirmou que país quer explicações sobre espionagem
Foto: Umit Bektas / Reuters

O Ministério de Relações Exteriores da Turquia convocou para conversas nesta segunda-feira o encarregado de negócios dos Estados Unidos em Ancara, atualmente o mais alto representante norte-americano no país, após relatos da imprensa de que Washington havia espionado o país, disse o vice-primeiro-ministro Bulent Arinc.

A revista alemã Der Spiegel disse em um artigo em seu website, no domingo, que a Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA, na sigla em inglês) e a agência britânica de espionagem GCHQ haviam realizado uma “espionagem de ampla escala contra a Turquia”, citando documentos do arquivo do ex-funcionário da NSA Edward Snowden.

“Considerando que o nome dos EUA foi mencionado, e tais acusações foram feitas… o representante diplomático foi convocado para o Ministério de Relações Exteriores e recebemos informações dele”, disse Arinc a repórteres após a primeira reunião do novo gabinete da Turquia depois da eleição presidencial.

A Der Spiegel disse que serviços de inteligência dos EUA também trabalharam estreitamente para apoiar Ancara em seus esforços para combater militantes curdos, que travaram uma insurgência de três décadas em busca de maiores direitos no sudeste do país.

A reportagem foi publicava semanas após a revista ter dito que a agência alemã de inteligência BND havia espionado a Turquia havia anos. O relato levou a uma furiosa reação de Ancara, que descreveu o caso como “inaceitável” caso seja verdade.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade