PUBLICIDADE

Europa

Turquia: manifestantes rejeitam ultimato de Erdogan para evacuar Gezi

13 jun 2013 - 13h55
(atualizado às 14h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Os manifestantes que ocupam o parque Gezi de Istambul indicaram nesta quinta-feira que se negam a retirar do local, apesar do ultimato lançado pelo primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan neste sentido. Em seu ultimato, Erdogan exigiu que manifestantes abandonem imediatamente o parque, epicentro dos protestos políticos que agitam a Turquia há duas semanas.

"Ficaremos no parque Gezi com nossas barracas, nossos sacos de dormir, nossas canções, nossos livros, nossos poemas e todas as reivindicações", declarou o advogado Can Atalay, em nome do principal grupo de manifestantes, o Solidariedade Taksim, desafiando o pedido do premiê.

"Tivemos paciência até agora, mas a paciência está se esgotando. Faço meu último aviso: mães, pais, por favor, retirem seus filhos", disse Erdogan em um discurso em Ancara para os prefeitos de seu partido, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP). "Não podemos esperar mais porque o parque Gezi não pertence às forças que o ocupam. Pertence a todos", completou.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade