PUBLICIDADE

Europa

Turquia: manifestação perto da praça Taksim acaba com 40 detidos

4 ago 2013 - 04h55
(atualizado às 06h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 40 pessoas foram detidas pela polícia turca nos protestos antigovernamentais que acabaram alta hora da madrugada deste domingo no centro de Istambul, segundo o jornal Hürriyet. A polícia utilizou canhões de água e gás lacrimogêneo para dispersar centenas de manifestantes que se concentraram na rua Istiklal, perto da praça Taksim.

Além das críticas ao Governo, no protesto foram ouvidas palavras de ordem a favor dos guerrilheiros curdos na Síria que lutam contra os radicais islâmicos da Frente al Nusra, vinculados a Al-Qaeda, na cidade síria de Ras al Ain, perto da fronteira turca.

Nas últimas semanas, algumas manifestações, respondidas com a intervenção da Polícia, foram registradas de forma esporádica no país, após as grandes manifestações de junho contra o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan.

As três semanas de protestos em junho foram o maior desafio para Erdogan em mais de uma década no poder - ganhou três eleições desde 2002 - e nelas houve cinco mortos e milhares de feridos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade