PUBLICIDADE

Europa

Turcos lembram manifestantes mortos durante onda de protestos

18 jul 2013 - 07h04
(atualizado às 07h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de turcos participam de cerimônias em lembrança aos cinco manifestantes mortos durante a onda de protestos antigovernamentais iniciada no final de maio, informou a imprensa local nesta quinta-feira, quando se completa uma semana da morte da última vítima.

Nas cidades de Hatay e Eskisehir, por exemplo, as cerimônias de homenagens às vítimas começaram na noite de ontem, coincidindo com o sétimo dia desde a morte de Ali Ismail Korkmaz, um jovem de 19 anos que foi atropelado ao fugir de uma contingente policial.

Em Hatay, uma marcha partiu em direção ao distrito de Armutlu, onde outro manifestante, Abdullah Comert, morreu por um disparo policial nos primeiros dias dos protestos.

Nesta passeata de lembrança, cinco pessoas levavam bandeiras brancas com manchas vermelhas, nas quais estavam escritos os nomes dos cinco manifestantes mortos até o momento. Os protestos também causaram uma sexta vítima, um policial, que acabou morto durante uma perseguição a um grupo de manifestantes.

Tanto Korkmaz como Comert eram naturais de Hatay, cidade situada ao sudeste do país. Em Eskisehir, onde Korkmaz recebeu a surra que lhe deixou mais de um mês em coma antes de morrer, cerca de mil pessoas realizaram uma cerimônia de lembrança no momento da ruptura diária do jejum pelo Ramadã.

Tanto em Hatay como em Eskisehir os protestos transcorreram sem incidentes, mas, em Adana, foram registrados confrontos entre manifestantes e policiais, que usaram jatos de água contra a multidão.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade