PUBLICIDADE

Europa

Tunísia diz que marroquino detido na Itália forneceu armas para ataque em museu

21 mai 2015 - 19h38
Compartilhar
Exibir comentários

O marroquino preso na Itália por suspeita de envolvimento em um ataque militante islâmico no museu Bardo, na Tunísia, foi o fornecedor de armas para o atentado, disse um representante tunisiano à Reuters nesta quinta-feira.

Marroquino Touil Abdelmajid faz sinal da vitória ao chegar à Itália.  17/2/2015.
Marroquino Touil Abdelmajid faz sinal da vitória ao chegar à Itália. 17/2/2015.
Foto: Antonio Parrinello / Reuters

A polícia italiana afirmou na quarta-feira ter prendido Abdelmajid Touil, de 22 anos, pela conexão com o ataque de 18 de março em Túnis que deixou 21 turistas mortos. 

“(Ele) é um contrabandista de armas… ele trouxe armas para os agressores do museu Bardo da Líbia para a Tunísia antes da data do ataque”, disse a fonte, que pediu para não ser identificada.

Touil chegou à Itália por meio de um barco imigrante em fevereiro, disse a polícia de Milão, aumentando temores de que militantes islâmicos possam estar entre as pessoas que cruzam o Mediterrâneo para chegar à Europa. 

No anúncio de sua prisão, foi mencionado que autoridades tunisianas acreditavam que ele estava envolvido tanto no planejamento quanto na execução do atentado de março.

No entanto, uma fonte com conhecimento da investigação italiana disse à Reuters nesta quinta-feira que investigadores tinham “99 por cento de certeza” que Touil estava na Itália durante o ataque. 

(Por Tarek Amara e Emilio Parodi)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade