PUBLICIDADE

Europa

Referendo tem início na manhã deste domingo na Grécia

Primeiro-ministro pediu para que população escolhesse o "não" para os ajustes pedidos pelo eurozona

5 jul 2015 - 06h11
(atualizado às 08h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Tsipras diz que hoje povo toma em suas mãos seu destino
Tsipras diz que hoje povo toma em suas mãos seu destino
Foto: Twitter

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, afirmou neste domingo que o povo enviará com o referendo realizado hoje a importante mensagem que "tomou em suas mãos seu destino".

"A vontade do governo, muitos podem ignorá-la. A vontade do povo, ninguém", disse Tsipras após votar em seu colégio eleitoral no bairro popular ateniense de Kipseli.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Em um colégio eleitoral abarrotado pelas câmaras e no meio do aplausos de cidadãos, Tsipras mandou também uma mensagem europeísta ao ressaltar que o voto de hoje representa "uma mensagem de determinação, não só para permanecer, mas para viver com dignidade na Europa".

"Sou muito otimista", disse Tsipras, em relação ao resultado no referendo realizado hoje sobre a proposta de acordo dos credores em troca do resgate.

População terá de decidir se país aceita ou não os ajustes pedidos pelos credores da eurozona
População terá de decidir se país aceita ou não os ajustes pedidos pelos credores da eurozona
Foto: Twitter

O primeiro-ministro pediu à população que se pronuncie com um rotundo "não" à proposta e assegurou que qualquer que seja o resultado, imediatamente depois se sentará à mesa de negociações para assinar um acordo com as instituições (Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional).

Ex-primeiros-ministros partidários do "sim" votam na Grécia

Vários antigos primeiros-ministros, todos partidários do "sim", votaram neste domingo no começo no referendo realizado na Grécia sobre a proposta de acordo formulada pelos credores do país em troca do resgate.

Um dos primeiros a votar em Atenas foi o ex-chefe de governo social-democrata Giorgos Papandreou, que votou pouco após abrir os colégios às sete da manhã (1h em Brasília).

Papandreou ressaltou a necessidade de a Grécia permanecer no "coração" da Europa, e sustentou que o país precisa de profundas mudanças para as quais requer o apoio dos parceiros.

"Só quando tiverem sido realizadas estas mudanças, a Grécia poderá dizer'não' aos resgates e poderá ser independente", disse Papandreou.

Grécia enfrenta referendo após breve campanha e polarização:

Entre os primeiros a votar também estava o ex-primeiro-ministro conservador Kostas Karamanlis, que não fez declarações.

Entre os madrugadores também esteve aquele que até janeiro passado foi chefe de governo, o conservador Antonis Samaras, que votou em sua circunscrição da cidade de Pilos, no sul do Peloponeso.

"Hoje os gregos estão decidindo o destino de nosso país. Se votarmos 'sim' na Grécia votamos 'sim' para a Europa ", disse o líder de Nova Democracia após votar.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade