PUBLICIDADE

Europa

Grécia reivindicará da Alemanha empréstimo forçado na guerra

Empréstimo obrigatório de 476 milhões de reichsmark (moeda utilizada na Alemanha até 1948) nunca foi devolvido à Grécia

8 fev 2015 - 20h50
(atualizado em 9/2/2015 às 15h42)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Alexis Tsipras, anunciou que reivindicará a devolução do empréstimo forçado que os gregos deram aos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial</p>
Alexis Tsipras, anunciou que reivindicará a devolução do empréstimo forçado que os gregos deram aos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial
Foto: Kostas Tsironis / Reuters

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, anunciou neste domingo que reivindicará à Alemanha a devolução do empréstimo forçado que os gregos deram aos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e pedirá consertos de guerra para as vítimas da ocupação.

"É um dever moral não só para nosso povo, mas também para todos os povos da Europa que lutaram contra o nazismo", destacou Tsipras ao apresentar seu programa de governo no parlamento.

Tsipras elogiou o trabalho que há muitos anos realizada pelo nonagenário Manolis Glezos, figura emblemática da resistência contra os nazistas e eurodeputado de seu partido, o esquerdista Syriza.

O empréstimo obrigatório de 476 milhões de reichsmark (moeda utilizada na Alemanha até 1948) nunca foi devolvido à Grécia.

Gregos dizem não à austeridade imposta pela Europa:

Em 2012, uma comissão do parlamento alemão estimou em cerca de 7 bilhões de euros o valor atual desse empréstimo.

Uma comissão do parlamento grego, por sua vez, chegou à conclusão de que seriam 11 bilhões de euros.

A isso se acrescentariam reivindicações pela devastação das infraestruturas da Grécia por parte dos nazistas, custos difíceis de cifrar, mas que, segundo algumas estimativas de analistas, alcançariam os 162 bilhões de euros.

Por sua vez, a Alemanha rejeitou repetidamente cumprir com esta reivindicação 70 anos depois do fim da guerra.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade