PUBLICIDADE

Europa

Tripulantes dos EUA e Rússia decolam para permanência de 1 ano em estação espacial

27 mar 2015 - 20h26
(atualizado às 20h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Um foguete russo Soyuz decolou do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, nesta sexta-feira, transportando um astronauta norte-americano e dois cosmonautas russos para a Estação Espacial Internacional, mostraram imagens transmitidas pela Nasa.

Dois dos homens, o astronauta da Nasa Scott Kelly, de 51 anos, e o cosmonauta Mikhail Kornienko, de 54, vão ficar a bordo da estação por um ano, o dobro do que já passaram equipes anteriores.

O cosmonauta veterano Gennady Padalka, de 56 anos, também viaja a bordo da cápsula Soyuz e vai voltar para a Terra em setembro, quando terá totalizado 878 dias no espaço, mais do que qualquer outra pessoa.

Quatro cosmonautas da era soviética moraram na hoje desativada estação espacial Mir por um ano ou mais, mas as missões, encerradas em 1999, não dispunham do sofisticado equipamento médico que será usado durante as pesquisas na Estação Espacial Internacional, disse a Nasa.

Os cientistas estão interessados em estudar como o corpo humano reage a longas permanências no espaço, ao mesmo tempo em que os Estados Unidos e outros países planejam uma missão de vários anos a Marte.

(Por Irene Klotz)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade