PUBLICIDADE

Europa

Líder da oposição russa é condenado a 5 anos de prisão

18 jul 2013 - 06h16
(atualizado às 08h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Alexei Navaly reage ao receber seu veredicto em tribunal de Kirov
Alexei Navaly reage ao receber seu veredicto em tribunal de Kirov
Foto: Reuters

O líder de oposição russo Alexei Navalny foi condenado a cinco anos de prisão por roubo nesta quinta-feira, uma pena inesperadamente dura que seus partidários disseram comprovar que o presidente Vladimir Putin é um ditador que governa pela repressão.

Navalny, um ativista anticorrupção que emergiu como líder da oposição nos maiores protestos contra Putin desde que o presidente assumiu o poder em 2000, tocou a mão de sua esposa Yulia antes de ser levado algemado pelos guardas.

Manifestantes gritaram "Vergonha! Desgraça!" do lado de fora do tribunal em Kirov, a cerca de 900 km a nordeste de Moscou. Alguns partidários de Navalny choraram e outros ativistas da oposição não esconderam sua raiva e indignação.

Navalny é levado algemado após ser condenado a cinco anos de prisão
Navalny é levado algemado após ser condenado a cinco anos de prisão
Foto: Reuters

O Ministério Público pediu ao tribunal uma condenação de seis anos para Navalny, sob a acusação de organizar um esquema para roubar pelo menos 16 milhões de rublos (494.400 dólares) de uma empresa madeireira local quando ele estava aconselhando o governador da região de Kirov, em 2009.

Mas mesmo a sentença de cinco anos significa que ele não será capaz de disputar a próxima eleição presidencial em 2018 ou concorrer à prefeitura de Moscou, em setembro, como ele havia planejado. Alguns analistas políticos esperavam que o tribunal proferisse uma sentença em regime aberto para evitar a prisão, mas ainda impedir qualquer tentativa política.

"O tribunal, após examinar o caso, estabeleceu que Navalny organizou um crime... o roubo de propriedade em uma escala particularmente grande", disse o juiz Sergei Blinov, lendo rapidamente a sentença.

Navalny, de 37 anos e que acusou os governantes de "vigaristas e ladrões", ficou em silêncio, com uma expressão perplexa ao ouvir o veredicto.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade