PUBLICIDADE

Europa

Tribunal Penal absolve sérvios acusados de crimes de guerra

30 mai 2013 - 13h16
(atualizado às 14h09)
Compartilhar
Exibir comentários

O Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII) absolveu nesta quinta-feira o ex-chefe dos serviços de inteligência da Sérvia, Jovica Stanisic, e seu adjunto, Franko Simatovic, acusados de crimes contra a humanidade e crimes de guerra. O Tribunal considerou que a Promotoria não conseguiu provar que os acusados planejaram ou ordenaram os crimes dos quais são acusados, declarou o juiz holandês Alphons Orie, que ordenou a libertação imediata dos dois homens.

"O tribunal ordena que vocês sejam imediatamente liberados do centro de detenção da ONU", declarou o juiz durante uma audiência pública em Haia, onde fica a sede do Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPIY), ampliando a lista de absolvições pronunciadas recentemente pelo tribunal.

Jovica Stanisic, 62 anos, dirigiu os serviços de inteligência da segurança de Estado (DB) do Ministério sérvio do Interior junto com outro acusado, seu assessor na época, Franko Simatovic, de 63, que também foi absolvido. Simatovic, chamado de "Frenki", era o "subordinado de confiança" de Stanisic, segundo a acusação.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade