PUBLICIDADE

Europa

Três parques naturais atingidos por incêndios em Portugal

11 ago 2010 - 14h33
(atualizado às 14h48)
Compartilhar

Vários incêndios atiçados por fortes ventos avançavam nesta quarta-feira em três parques naturais do norte e do centro de Portugal.

Segundo a Defesa Civil, 28 incêndios considerados significativos se encontram ativos e mais de 1,5 mil bombeiros estão mobilizados em todo o país. Vários focos dados por controlados na noite de terça-feira se reativaram na manhã de hoje por culpa dos ventos.

No parque de Peneda-Gerês (noroeste), única zona natural classificada como parque nacional em Portugal, mais de 250 bombeiros, 70 veículos e cinco helicópteros estavam mobilizados contra três incêndios, informou a Defesa Civil em seu site.

Outros focos se declararam nesta quarta-feira no parque natural de Sierra da Estrela (centro), e no parque natural de Montesinhos, na região de Bragança (nordeste).

Desde o final de julho, Portugal sofre uma onda de incêndios alimentados pelo forte calor. Cerca de 18 mil hectares de florestas arderam desde o começo de agosto, principalmente no norte e no centro do país, ou seja, quase tanto quanto nos sete primeiros meses do ano.

O fogo, que por enquanto não atingiu zonas habitadas, provocaram a morte de dois bombeiros esta semana.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade