PUBLICIDADE

Europa

Traficante de drogas mais procurado da Itália é preso na Colômbia

6 jul 2013 - 16h31
Compartilhar

Um suposto chefe da máfia italiana descrito como o traficante de drogas mais procurado da Europa e maior importador mundial de cocaína foi preso na Colômbia no sábado e deportado para a Itália.

Roberto Pannunzi, comparado pelas autoridades colombianas ao falecido traficante Pablo Escobar, foi pego em um centro comercial de Bogotá carregando uma carteira de identidade falsa da Venezuela, anunciou o Ministério da Defesa da Colômbia no Twitter.

A agência norte-americana de combate à droga (DEA, na sigla em inglês) trabalhou com a polícia colombiana para localizar e prender Pannunzi, disse o ministério.

Pannunzi é ligado à poderosa calabresa 'Ndrangheta, um sindicato do crime intimamente associado com os cartéis de drogas colombianos. Autoridades o acusam importar duas toneladas de cocaína para a Europa todos os meses.

O promotor Nicola Gratteri, baseada em Calabria, disse ao diário italiano Corriere della Sera que Pannunzi era "o maior importador de cocaína do mundo".

Ele foi imediatamente deportado depois de sua prisão e chegou tarde na noite de sábado à Itália, onde ele foi condenado por tráfico de drogas. Ele foi levado em custódia pela polícia após chegar ao aeroporto Fiumicino de Roma.

Pannunzi foi preso em 2004, mas conseguiu fugir em 2010, durante uma internação hospitalar em Roma.

O escritor antimáfia Roberto Saviano escreveu no Facebook que a prisão de Pannunzi poderia "mudar a história do tráfico de drogas" e revelar os métodos por trás dessas redes criminosas.

(Por Catherine Hornby)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade