PUBLICIDADE

Europa

TPII pede 28 de anos prisão para ultranacionalista sérvio

7 mar 2012 - 14h49
(atualizado às 14h59)
Compartilhar

A promotoria pediu nesta quarta-feira 28 anos de prisão para o líder ultranacionalista sérvio Vojislav Seselj, julgado por crimes contra a Humanidade e crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII).

"A acusação pede uma pena de 28 anos", declarou Mathias Marcussen, representante do Ministério Público, em uma audiência em Haia, onde fica localizada a sede do TPII.

O presidente do Partido Radical Sérvio (SRS), de 57 anos, é acusado de crimes na Bósnia-Herzegovina e na Croácia, entre 1991 e 1993, contra civis não-sérvios, principalmente croatas e muçulmanos, em busca de uma "purificação étnica" dessas regiões.

Preso desde o dia 24 de fevereiro de 2003 na ala penitenciária do TPII em Haia depois de se entregar por vontade própria, o acusado, que se defende sozinho, diz não ser culpado. Seu julgamento começou em 2007.

Considerado pela acusação como "propagandista chefe da Grande Sérvia", Vojislav Seselj responde por três acusações de crimes contra a Humanidade e por outras seis de crimes de guerra, entre eles perseguições, deportações, assassinatos e torturas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade