PUBLICIDADE

Europa

Torre Eiffel é evacuada após alerta de bomba e ameaça de atentado

30 mar 2013 - 17h22
(atualizado às 18h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Torre Eiffel é evacuada depois de alerta de bomba:

As forças de segurança da França foram obrigadas a evacuar a Torre Eiffel neste sábado após terem recebido uma ligação que os alertavam sobre a possibilidade de um atentado a bomba, informaram fontes policiais.

A ligação anônima, de acordo com o jornal Le Parisien, foi efetuada de um bairro situado nos arredores da capital e foi dirigida ao número padrão de emergência da polícia. Conforme informações do site do jornal francês Le Figaro, equipes de agentes da polícia estão investigando o interior da torre à procura de explosivos, uma busca que pode durar algumas horas, e manter a torre fechada para visitação até este domingo.

As forças de segurança iniciaram a evacuação por volta das 15h30 (de Brasília) e, em menos de uma hora, segundo as fontes, todas as 1,5 mil pessoas que estavam no lugar - entre visitantes e empregados - já tinham deixado a turística torre.

Durante esse período, uma equipe especializada iniciou uma varredura na torre na busca de eventuais explosivos, um procedimento que, segundo o Le Parisien, se estenderá por várias horas. Por conta deste fato, o mais provável é que a torre, que habitualmente fecha às 22h, volte a ser reaberta somente amanhã.

No último mês de fevereiro, as autoridades francesas reforçaram o plano de alerta antiterrorista Vigipirate, que se encontra atualmente no nível vermelho, imediatamente inferior à máxima escala - a de cor escarlate (vermelho mais vivo) -, e abrange, entre outras medidas, o aumento da vigilância nos edifícios públicos e as infraestruturas de transporte.

Alertas similares fizeram a torre ser evacuada em 2010, junto com outros pontos turísticos como o Campo de Marte e a estação Saint Michel. Na época, a ameaça foi considerada especialmente perigosa pela proximidade com o aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Fonte: Com informações da EFE
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade