PUBLICIDADE

Europa

Tony Blair é designado 'ícone gay' por revista britânica

O ex-premiê foi reconhecido pela comunidade gay por seu trabalho a favor dos direitos homossexuais

26 set 2014 - 09h39
Compartilhar
Exibir comentários
Tony Blair é considerado ícone gay por revista
Tony Blair é considerado ícone gay por revista
Foto: ChinaFotoPress / Getty Images

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair foi designado pela revista Gay Times como um dos mais importantes "ícones gays" dos últimos 30 anos, em reconhecimento por seu trabalho a favor dos direitos dos homossexuais.

Gay Times lançou uma edição especial nesta sexta-feira em homenagem a Blair, por ocasião do 30º aniversário da publicação.

O trabalhista Tony Blair, 61 anos, obteve uma contundente vitória nas eleições legislativas de 1997 e dirigiu o governo britânico durante uma década.

Durante seu governo, Blair introduziu na legislação britânica a união civil ("civil partnership"), igualou a maioridade sexual entre homossexuais e heterossexuais, e aboliu a "Section 28", lei que proibia às autoridades "promover a homossexualidade".

Blair também promoveu o "reconhecimento legal dos transexuais", a proibição de demissões por orientação sexual e a condenação da homofobia.

"Seu status de embaixador dos direitos dos homossexuais é inegável", afirma a revista.

Blair festejou sua designação como "ícone gay" afirmando que está orgulhoso de seu trabalho pelos direitos dos homossexuais, que considera parte de sua herança para o Reino Unidos.

Descubra onde ser homossexual é um crime passível de pena de morte Descubra onde é legal e ilegal ser gay no mundo

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade