PUBLICIDADE

Europa

Tony Blair defende intervenção militar em países islâmicos

Ex-premiê britânico defende união do Ocidente, China e Rússia para intervenção; para Blair, Ocidente tem agido de forma "cega" por se sentir desconfortável em falar sobre religião

23 abr 2014 - 11h14
(atualizado às 11h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Tony Blair defende intervenção ocidental em países islâmicos que podem geral "catástrofe global"
Tony Blair defende intervenção ocidental em países islâmicos que podem geral "catástrofe global"
Foto: AP

O ex-premiê britânico, Tony Blair, fez um discurso nesta quarta-feira em Londres, no qual defendeu a união de países ocidentais para uma intervenção militar em países islâmicos do Oriente Médio. As informações são do The Guardian.

Blair afirmou que o radicalismo da política muçulmana poderá gerar uma “catástrofe global” por ser totalmente contrário à modernidade.

Tony Blair disse que países democráticos estão agindo de forma “deliberadamente cega”, e que é necessário que as nações ocidentais “tomem uma posição” e ajudem na intervenção militar.

“É preciso uma causa comum entre G20, Rússia e China para combater o extremismo islâmico", dizze Blair. Para ele, há uma relutância em olhar com firmeza para o extremismo islâmico, pois o mundo ocidental se sente "desconfortável em falar sobre religião".

Ele admitiu ser necessária a clareza dos resultados sangrentos das intervenções no Iraque, Síria, Líbia e no Afeganistão, mas disse que o extremismo ainda representa a maior ameaça à segurança global do século 21, dizendo que apoia o desenvolvimento na África e no extremo Oriente.

Blair sugeriu que o Ocidente deve, mais uma vez, considerar zonas de exclusão aérea (forma de sanção em que voos são proibidos em área de determinado país) a países como o Irã.

Quando ainda era premiê do Reino Unido, Tony Blair causou polêmcia, ao ficar do lado da derrubada do governo militar egípcio da Irmandade Muçulmana (embora tenha sido eleito democraticamente), e promover uma intervenção no Iraque, em 2003, o que tem sido citado como uma das razões pela qual o Ocidente se recusou a intervir mais na guerra da Síria, que já dura três anos.

Ele alegou que alguns países do Oriente Médio queiram romper com essa ideologia muçulmana, e que precisam do Ocidente para ser intercessor de um diálogo internacional, a fim de forçar a mudança necessária nessas sociedades.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade