PUBLICIDADE

Europa

Terrorismo: mais de 140 pessoas morrem em atentados em Paris

13 nov 2015 - 19h32
(atualizado às 23h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Polícia ocupa ruas de Paris após série de tiroteios
Polícia ocupa ruas de Paris após série de tiroteios
Foto: Efe

Um número ainda incerto de explosões e tiroteios deixou ao menos 143 mortos em Paris, segundo informações preliminares da polícia. O ataque a casa de shows Bataclan deixou 100 mortos, incluindo dois terroristas, segundo informou a polícia local. Outras três pessoas morreram em decorrência das explosões nas proximidades do Stade de France, segundo a polícia.

Segundo a cônsul geral do Brasil em Paris, Maria Edileuza Fontenele Reis, dois brasileiros foram baleados no atentado.

O presidente François Hollande declarou estado de emergência em todo o país e ordenou o fechamento das fronteiras. Ele disse que se trata de ataques terroristas sem precedentes na França.

A polícia afirmou ter registrado tiroteios em ao menos dois restaurantes. Um estudante disse ter ouvido tiros nas proximidades da Place de la République. Segundo ele, três corpos estavam no chão. Segundo um policial, ao menos cem pessoas são mantidas reféns na sala de espetáculos Bataclan.

Ao menos duas explosões ocorreram nas proximidades do Stade de France, onde as seleções da França e da Alemanha se enfrentavam.

Presidente da França, François Hollande, ao lado de Frank-Walter Steinmeier, ministro de Relações Exteriores da Alemanha, durante amistoso
Presidente da França, François Hollande, ao lado de Frank-Walter Steinmeier, ministro de Relações Exteriores da Alemanha, durante amistoso
Foto: Getty Images

Um policial declarou que mais 11 pessoas morreram num ataque ao restaurante Petit Cambodge, no 10º arrondissement (bairro), mas essa informação não foi oficialmente confirmada pela polícia. O local foi cercado e isolado por forças de segurança.

O presidente François Hollande, que acompanhava a partida, foi retirado do estádio e convocou uma reunião de emergência. Ele se reuniu no Ministério do Interior com o primeiro-ministro Manuel Valls e o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve. Logo em seguida, Hollande declarou estado de emergência em todo o país.

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse que os ataques visaram toda a humanidade e não apenas o povo francês.

(com informações das agências ANSA, Efe e Deutsche Welle)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade