PUBLICIDADE

Europa

Thatcher foi grande política e pessoa brilhante, diz Gorbachev

Thatcher, primeira-ministra do Reino Unido entre 1979 e 1990, morreu aos 87 anos vítima de um derrame cerebral

8 abr 2013 - 11h16
(atualizado às 11h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Thatcher e o líder do Partido Comunista russo Mikhail S. Gorbachev, em 15 de dezembro de 1984, em Londres
Thatcher e o líder do Partido Comunista russo Mikhail S. Gorbachev, em 15 de dezembro de 1984, em Londres
Foto: AP

Após receber a notícia da morte da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher nesta segunda-feira, o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev declarou que a mesma era "uma grande política e, acima de tudo, uma pessoa brilhante".

"Ficará para sempre na história e em nossa memória", declarou o último líder soviético em entrevista à agência Interfax. Gorbachev destacou que Thatcher era uma política cujas palavras tinham "grande peso" e afirmou que sua morte é tida como uma "triste notícia".

Além de ter exaltado a figura da ex-primeira ministra britânica, Gorbatchev expressou suas sinceras condolências aos familiares de Thatcher e acrescentou que sabia que Thatcher estava gravemente doente.

"Nossa primeira reunião, em 1984, marcou o começo de nossas relações pessoais, que, às vezes, eram complexas - com altos e baixos -, mas sempre sérias e responsáveis por ambas as partes", lembrou o ex-presidente soviético.

Gorbachev e Thatcher se reuniram pela primeira vez no final de 1984 em Londres. Na ocasião, Thatcher estava há mais de cinco anos à frente do governo britânico, enquanto Gorbachev era só uma jovem estrela ascendente da política soviética, embora já fosse considerado como sucessor de Konstantín Chernenko à frente do Kremlin.

"Eu gosto de Mikhail Gorbachev. É um homem com o qual se pode conversar", declarou a chamada "Dama de Ferro" logo após essa reunião, que, segundo fontes do governo britânico na época, teve uma duração de cinco horas e transcorreu em um ambiente "muito amigável".

"Pouco a pouco estabelecemos uma relação cada vez mais amistosa e, no final das contas, conseguimos chegar a um entendimento, o que simbolizou uma contribuição na mudança de clima entre nosso país e o Ocidente no final da Guerra Fria", lembrou hoje Gorbachev.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade