PUBLICIDADE

Europa

Testamento de criador do Nobel é exposto pela 1ª vez

Testamento estipulava a distribuição do prêmio em cinco partes iguais, em reconhecimento a realizações excepcionais na Literatura, Física, Química, Medicina e na busca pela paz

4 mar 2015 - 19h57
(atualizado às 20h41)
Compartilhar
Exibir comentários
A dinamite e o Prêmio Nobel são apenas parte do legado do inventor
A dinamite e o Prêmio Nobel são apenas parte do legado do inventor
Foto: Getty Images

O testamento manuscrito do sueco Alfred Nobel será exposto ao público pela primeira vez, a partir de 13 de março, na exposição "Legacy", em Estocolmo - anunciou o Museu Nobel nesta quarta-feira.

Foi com base nesse documento que se criaram os célebres prêmios que levam seu nome. O acadêmico e industrial faleceu em 1896.

"Vamos mostrar o testamento pela primeira vez, em uma exposição sobre o legado que as pessoas deixam após a morte, que inaugura nesta sexta-feira, 13 de março", disse à AFP a porta-voz do museu Helena Wallemo.

Francês Jean Tirole vence o Nobel de Economia:

"Nunca havia sido exposto, porque é um documento de grande valor e queríamos que fosse apresentado em boas condições", explicou.

O documento de quatro páginas, escrito em 1895, ordenava a criação de um capital de 31,5 milhões de coroas suecas - correspondente a cerca de 2,7 bilhões de coroas (220 milhões de euros) em valores atuais.

O testamento estipulava a distribuição do prêmio em cinco partes iguais, em reconhecimento a realizações excepcionais na Literatura, Física, Química, Medicina e na busca pela paz. Atualmente, os agraciados com um Nobel recebem 8 milhões de coroas, em uma prestigiosa cerimônia em dezembro, na capital sueca.

Ganhadores do Nobel da Paz dizem que prêmio reforça luta:

Alfred Nobel especificou quais instituições concederiam os prêmios, mas não orientou como isso seria feito. Assim, a primeira entrega aconteceu somente cinco anos depois de sua morte, em 1901, quando um procedimento foi estabelecido.

Em 1968, o Banco Central da Suécia (Riksbank) criou o Prêmio de Ciências Econômicas em homenagem a Alfred Nobel, colocando à disposição da Fundação Nobel uma quantia anual equivalente ao montante destinado às outras distinções.

"Legacy" vai até novembro, mas o museu não deve manter o testamento acessível ao público até o final da exposição.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade