PUBLICIDADE

Mundo

Noruega: juiz proíbe atirador de usar fraque em audiência

17 ago 2011 - 13h05
(atualizado às 13h41)
Compartilhar

Um juiz de Oslo decidiu nesta quarta-feira que a audiência da próxima sexta-feira do ultradireitista Anders Behring Breivik, autor confesso dos atentados na Noruega, será a portas fechadas e que este não poderá usar fraque, como pretendia.

De vermelho, o atirador Anders Behring Breivik é escoltado por policiais durante a reconstituição na ilha de Utoya
De vermelho, o atirador Anders Behring Breivik é escoltado por policiais durante a reconstituição na ilha de Utoya
Foto: Reuters

O tribunal decidiu levar em conta o pedido da polícia norueguesa para realizar a audiência a portas fechadas, na qual será decidido se o regime de isolamento de Breivik será prolongado por mais quatro semanas, já que a investigação está em fase inicial e ainda não ficou comprovado se ele contou com algum cúmplice.

Breivik quis comparecer em sua primeira audiência, no dia 25 de julho, vestido com uniforme policial, pedido que foi negado pelo magistrado por considerá-lo uma mera provocação, o mesmo argumento utilizado para não permitir a ele que compareça de fraque na próxima sessão.

"O traje que o acusado quer usar seria ofensivo e provocador e, por isso, ofenderia a dignidade do tribunal", disse em sua resolução o juiz de primeira instância Hugo Abelseth.

O magistrado ressaltou que é difícil encontrar uma "necessidade legítima" para que Breivik, 32 anos, tenha que usar fraque, por isso que considera apropriado que ele use uma roupa comum e decente, como uma forma de "mostrar que leva o processo a sério".

A corte de Oslo também admitiu nesta quarta-feira que foi um erro decretar regime de isolamento para Breivik por quatro semanas, já que a Corte Suprema estabeleceu em uma sentença em 2005 que na primeira audiência só é permitido ordenar isolamento por duas semanas.

O advogado de Breivik, Geir Lippestad, anunciou que, no entanto, o acusado não quis apelar da decisão. A audiência desta sexta-feira será exclusivamente para tratar do regime de isolamento.

No duplo atentado realizado por Breivik no último dia 22, 77 pessoas morreram, oito delas pela explosão de um carro-bomba no complexo governamental de Oslo e as outras 69 em um tiroteio no acampamento de jovens na ilha de Utoya.

O escritório do primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, informou nesta quarta-feira que este se reunirá na quinta-feira em Oslo com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, para tratar dos atentados na Noruega e da situação financeira na Europa.

Antes da reunião, Stoltenberg e Rompuy deixarão flores na catedral de Oslo em homenagem às vítimas dos atentados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade