PUBLICIDADE

Europa

Terremoto de 5,2 graus atinge centro e norte da Itália

21 jun 2013 - 11h04
(atualizado às 11h19)
Compartilhar

Um terremoto de 5,2 graus na escala Ritcher atingiu nesta sexta-feira o norte e o centro da Itália, causando danos em alguns imóveis de localidades próximas ao tremor, mas sem o registro de feridos graves.

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália informou que o tremor ocorreu às 12h33 locais (7h33 de Brasília), a cinco quilômetros de profundidade e com epicentro na região da Toscana, a dois quilômetros da cidade de Fivizzano, na província de Massa Carrara.

Uma pessoa ficou levemente ferida na cidade de Postella ao cair parte de um telhado, e outras três da mesma localidade tiveram que ser atendidas por contusões, informou a imprensa local.

Em cidades próximas ao epicentro, como Fivizzano e Cassola, tetos de algumas casas caíram, mas sem deixar feridos.

O terremoto foi sentido em todo o norte e o centro do país, em importantes núcleos urbanos como Florença, capital da Toscana, Bolonha, Gênova, Turim e Milão, assim como no litoral da toscana.

O tremor também foi sentido na região de Emilia Romagna, que há pouco mais de um ano, em 20 e 29 de maio de 2012, sofreu dois tremores, de 5,8 e 5,1 graus, respectivamente, que deixaram 26 mortos e mais de 350 feridos.

A Defesa Civil está percorrendo as zonas afetadas para verificar se o terremoto afetou a estrutura de algum imóvel.

A província de Massa Carrara pediu à Defesa Civil que montem tendas de campanha para aqueles que tenham sua casa afetada ou não queiram passar a noite em seus lares por medo, diante de possíveis novos sismos.

O prefeito de Cassola, Riccardo Ballerini, explicou em declarações ao canal de notícias "Skytg24" que a cidade sofreu com a derrubada de várias paredes de alguns edifícios, mas não foram registrados feridos.

No momento do terremoto, em Reggio Emilia, a ministra de Esporte e Igualdade de Oportunidades, a campeã olímpica Josefa Idem, participava de um ato em uma das salas da prefeitura, que foi evacuada, informou a imprensa local.

Foram evacuados alguns edifícios públicos e colégios em Pisa e Lucca. Nas zonas próximas ao epicentro se produziram cortes de eletricidade.

Após o terremoto, ocorreram réplicas de menor magnitude, a maior de 3,8 graus.

EFE   
Compartilhar
Publicidade