PUBLICIDADE

Europa

Terremoto afeta o norte da Itália

21 jun 2013 - 10h19
(atualizado às 10h33)
Compartilhar

Um forte tremor com epicentro na Toscana sacudiu nesta sexta-feira todo o norte da Itália, de Milão (oeste) a Veneza (leste), sem o registro até o momento de feridos ou danos materiais.

Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, o tremor teve uma magnitude de 5,2 graus e epicentro foi localizado nas províncias de Toscana e Liguria, perto das cidades de Lucca, Massa e La Spezia.

O terremoto aconteceu às 12H33 locais (7H33 de Brasília) com epicentro na localidade de Tiscana, a dois quilômetros de Fivizzano, na província de Massa Carrara, na Toscana, e a uma profundidade de 10 quilômetros.

"Estamos verificando se houve danos", informou à AFP um porta-voz da Defesa Civil.

O forte tremor provocou pânico entre a população que imediatamente saiu às ruas e também foi sentido em várias cidades litorâneas, entre elas Livorno e Pisa.

Os habitantes dessa região reagiram imediatamente depois que um tremor devastou em maio de 2012 a região de Emilia Romagna, no nordeste da Itália.

Um tremor secundário de 3,1 graus foi registrado pouco depois e sentido em Veneza e Alto Adige, no extremo norte da península.

O sismólogo Marco Mucciarelli afirmou ao canal Sky TG24 que mais tremores devem ser sentidos.

"Temos que esperar uma série de tremores secundários. A população deve evitar retornar a suas residências", alertou.

Muitas dificuldades de comunicação eram registradas nos municípios mais afetados.

Em Milão, a capital da Lombardia, no norte, o tremor foi sentido principalmente nos prédios altos, em particular no tribunal onde acontecia uma audiência pelo caso Ruby contra o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi por indução à prostituição.

Em Reggio Emilia uma reunião com a ministra da Igualdade, Josefa Idem, foi interrompida e os participantes seguiram para a rua.

De acordo com o primeiro balanço da Defesa Civil, nas pequenas localidades de Lungiana, Fivizzano e Casole os tetos de algumas casas foram afetados.

O presidente da província de Lucca, Stefano Baccelli, informou que em Garfagnana várias adornos de edifícios caíram se soltaram.

"Não temos danos graves, mas sim muito medo", declarou à imprensa.

Segundo o departamento de museus de Florença, a capital da Toscana e joia do Renascimento, "nenhum problema foi registrado nas estruturas".

A Itália é um território com grande atividade sísmica e já passou por vários casos trágicos que mataram milhares de pessoas.

Os dois grandes terremotos recentes, de magnitudes 6,0 e 5,8, na região da Emilia Romagna deixaram 23 mortos e 14.000 desabrigados.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade