PUBLICIDADE

Europa

Tempestades na Europa central deixam ao menos 3 pessoas mortas

Um casal morreu em um desabamento na República Checa; na Áustria, uma pessoa foi vítima de um deslizamento de terra

2 jun 2013 - 17h52
(atualizado às 21h46)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Bombeiros ajudam a retirar idosa&nbsp;de&nbsp;casa inundada na cidade de Nemcicky, na Rep&uacute;blica Checa</p>
Bombeiros ajudam a retirar idosa de casa inundada na cidade de Nemcicky, na República Checa
Foto: AP

Três pessoas morreram e várias estavam desaparecidas neste domingo, vítimas de tempestades que atingem a Europa central, causando enchentes, deslizamentos de terra e perturbações nos transportes. Na República Checa, o país mais afetado pelas inundações, um casal morreu no desabamento de seu chalé em Trebenice, 30 quilômetros ao sul de Praga, às margens do rio Vltava, anunciou a polícia. Na mesma região, foi decretada a evacuação de 1.800 habitantes da localidade de Stechovice.

Barreiras de contenção foram erguidas nas margens do rio Vltava, em Praga, e autoridades decretaram estado de emergência em cerca de 50 cidades e vilarejos do oeste daquele país. O corpo de um homem foi encontrado na noite deste domingo em Trutnov, 150 quilômetros a nordeste de Praga, e suspeita-se que seja a terceira vítima das inundações no país, informou a polícia.

Dois homens que praticavam rafting no rio Berunka na região de Hlasna Treban (30 quilômetros a sudoeste de Praga) estão desaparecidos desde o sábado. O primeiro-ministro checo Petr Necas anunciou a mobilização de mil militares e a liberação imediata de 300 milhões de coroas (11,7 milhões de euros) para trabalhos de emergência. Ao menos 23 ferrovias estavam bloqueadas neste domingo, segundo as autoridades checas.

Áustria e Alemanha também mobilizaram militares para ajudar nos trabalhos de resgate depois que a chuva atingiu níveis inéditos em algumas áreas, enquanto centenas de estradas eram fechadas e serviços de trem, interrompidos. O rio Danúbio transbordou em uma região alemã, enquanto dezenas de cidades decretaram alerta de enchente na Europa central.

Na Áustria, uma pessoa morreu e duas desapareceram em deslizamentos de terra causados pela forte chuva, que levou centenas de pessoas a deixar suas casas, segundo autoridades. Duas pessoas também estavam desaparecidas na vizinha Alemanha, após 48 horas de fortes chuvas que atingiram níveis recordes em partes do sul e leste, segundo os serviços de resgate e a polícia, citados pela agência de notícias DPA.

A chanceler alemã, Angela Merkel, prometeu ajuda do governo federal às áreas afetadas, enquanto o Exército foi enviado a cidades do leste para ajudar, à medida que o nível da água subia. A cidade de Passau, na fronteira com a Áustria, foi parcialmente inundada pelo transbordamento do Danúbio. O serviço ferroviário entre as cidades de Munique (Alemanha) e Salzburgo (Áustria) foi interrompido, segundo a operadora alemã Deutsche Bahn.

Na Áustria, grande parte das províncias ocidentais de Vorarlberg, Tirol e Salzburgo, assim como o norte da Alta Áustria, tiveram alerta de enchente decretado. O serviço ferroviário foi suspenso devido a deslizamentos de terra em várias regiões de Salzburgo e Tirol, segundo a Austrian Rail, enquanto um trecho da rodovia para a Suíça foi fechado por causa da enchente, assim como estradas menores do país.

Em uma pequena cidade próxima a Salzburgo, um funcionário que ajudava no serviço de limpeza morreu em um deslizamento de terra neste domingo. Na vizinha Taxenbach, duas pessoas estavam desaparecidas, possivelmente vítimas de um deslizamento de terra.

Centenas de bombeiros e membros dos serviços de emergência, bem como o Exército austríaco, foram mobilizados para desobstruir estradas, ajudar na retirada de pessoas e erguer barreiras. Segundo o centro de meteorologia austríaco ZAMG, em poucos dias choveu na Áustria o mesmo que em dois meses nesta época do ano.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade