PUBLICIDADE

América Latina

Técnico do San Lorenzo expulsou o Papa do vestiário em 1998

23 set 2014 - 13h32
(atualizado às 13h33)
Compartilhar
Exibir comentários

O técnico argentino Alfio Basile, que comandou o San Lorenzo em 1998, revelou numa entrevista à televisão pública argentina que mandou expulsar do vestiário o então arcebispo de Buenos Aires, Jorge Bergoglio. Torcedor fanático do clube, o religioso hoje mora no Vaticano e atende pelo nome de Papa Francisco.

'Coco' Basile acabara de assumir a equipe quando o presidente do clube, Fernando Miele pediu para que permitisse a entrada do visitante ilustre. "Miele me disse que era um 'padre' que sempre vinha cumprimentar os jogadores antes das partidas. Eu não queria que ninguém desconcentrasse os jogadores, então pedi para ele expulsar aquele padre", relatou o treinador, que também comandou a seleção argentina na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. "Na época, o San Lorenzo não ganhava de ninguém, então para que mandar o padre entrar de novo?", brincou o treinador.

<p>No mês passado, Papa recebeu uma cometiva do San Lorenzo e recebeu presente uma réplica da taça da Libertadores da América, título recém conquistado pelo time</p>
No mês passado, Papa recebeu uma cometiva do San Lorenzo e recebeu presente uma réplica da taça da Libertadores da América, título recém conquistado pelo time
Foto: AFP

"Muitos anos depois, em abril de 2013, Basile encontrou com Miele num restaurante. "Ele me disse: você viu quem é o novo Papa? É Jorge Bergoglio, aquele que você expulsou do vestiário", lembrou. Na entrevista, o técnico promete que iria "visitar o Papa em Roma" para contar a história.

Longe de ser visto como um talismã quando era arcebispo, o Papa Francisco viu seu clube de coração alcançar feitos 'milagrosos' desde que chegou ao Vaticano. Na beira do abismo há dois anos, quando lutava contra o rebaixamento, o 'Ciclón' se sagrou campeão argentino em dezembro do ano passado, antes de conquistar a primeira Copa Libertadores da América de sua história em julho. Em dezembro, lutará pelo título mundial de clubes com times como o poderoso Real Madrid.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade