PUBLICIDADE

Taxa de desemprego na Itália aumenta para 12,6%

São mais de três milhões de pessoas fora do mercado de trabalho

31 out 2014 - 13h59
Compartilhar
Exibir comentários

A taxa de desemprego na Itália está em 12,6%, um aumento de 0,1% em relação tanto ao mês passado como na comparação com setembro de 2013, revelou o Instituto Italiano de Estatísticas (Istat) nesta sexta-feira (31). O número é recorde, mas já foi atingido pelo país em outros meses de 2014.

Já o número de desempregados na Itália é o maior dos últimos 10 anos. Atualmente, são 3 milhões e 236 mil pessoas fora do mercado de trabalho, alta de 1,5% em respeito à agosto e de 1,8% em relação à setembro do ano passado.

A situação continua muito ruim entre os jovens. A taxa de desemprego para eles está em 42,9%, uma queda de 0,8 ponto percentual em relação ao mês de agosto, mas um aumento de 1,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. Apesar das quedas, o Istat revelou que o número de pessoas que conseguiram emprego aumentou 0,4% em relação a agosto, um crescimento de 82 mil novos postos de trabalho e de 0,6% em relação à base anual (+130 mil).

O órgão explicou que tanto o aumento no número de desempregados como no de empregados foi causado pelo aumento da busca das pessoas por um emprego como pela queda no número de pessoas "inativas". A Itália enfrenta uma grave crise econômica há mais de sete anos e, para tentar diminuir o número de desempregados, o governo está criando uma série de reformas políticas como econômicas.

Fonte: Ansa Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade