PUBLICIDADE

Europa

Suspeito por ataque na França confessa ter matado seu chefe

Segundo uma fonte, Yassin Salhi, de 35 anos, disse aos detetives que matou Hervé Cornara em um estacionamento

28 jun 2015 - 17h38
(atualizado às 20h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Suspeito de ataque na França estava sendo investigado pela polícia e foi preso
Suspeito de ataque na França estava sendo investigado pela polícia e foi preso
Foto: Divulgação/BBC Brasil

O militante islamista que foi detido por suspeita de ser o responsável pelo ataque a uma fábrica francesa de químicos confessou ter assassinado seu gerente, disse uma fonte próxima à investigação neste domingo.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Yassin Salhi, de 35 anos, disse aos detetives que matou Hervé Cornara em um estacionamento antes de chegar à fábrica em Saint Quentin-Fallavier, 30 km ao sul de Lyon, onde tentou provocar uma explosão na sexta-feira, disse a fonte.

A polícia encontrou a cabeça e o corpo da vítima de 54 anos com inscrições islâmicas, na própria fábrica, de propriedade do grupo norte-americano Air Products. Não houve outras vítimas.

O exame de um dos celulares de Salhi revelou que ele tirou uma “selfie” com a cabeça decapitada antes de ser preso e enviou a imagem para um telefone no Canadá por meio de um aplicativo de mensagens.

“Estamos auxiliando as autoridades francesas em sua investigação”, disse um porta-voz do governo canadense neste domingo. Ele não quis comentar os relatos não confirmados de que o destinatário da mensagem estaria agora na Síria.

De acordo com notícias publicadas pela mídia francesa, Salhi contou à polícia ter discutido com Cornara e com sua própria esposa antes de matar o gerente. Um de seus colegas de trabalho, citado pelo site da TV i-Tele, também disse que os dois tinham discutido dois dias antes após Salhi ter derrubado equipamentos frágeis.

Sabe-se que o suspeito, cuja esposa e irmã foram liberadas no domingo após dois dias de interrogatórios, se associou a islamistas radicais há mais de uma década e já havia sido apontado por serviços de segurança franceses como uma potencial ameaça.

Escoltado por policiais fortemente armados e mascarados, Salhi foi levado neste domingo até o apartamento em que morava com sua esposa e três filhos no calmo subúrbio de Saint-Priest, em Lyon, para buscas mais detalhadas a serem conduzidas com a presença do suspeito.

Neste domingo, o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, disse que o governo estava aumentando os recursos destinados à inteligência para o combate ao extremismo islâmico.

“Não podemos perder essa guerra porque ela é essencialmente uma guerra pela civilização”, disse Valls em uma entrevista transmitida na rádio Europe 1 e na i-Tele. “É nossa sociedade, nossa civilização e nossos valores que devemos defender.”

Homem é decapitado em atentado na França:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade