PUBLICIDADE

Europa

Suspeito de matar soldado inglês teve contato com mentor de terroristas

30 mai 2013 - 19h52
(atualizado às 19h58)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O soldado Lee Rigby foi morto a golpes de facão em Londres</p>
O soldado Lee Rigby foi morto a golpes de facão em Londres
Foto: Reuters

Michael Adebolajo, um dos suspeitos de matar o soldado britânico Lee Rigby a golpes de facão no dia 15 de maio, teve contato com um extremista muçulmano condenado por treinar os terroristas responsáveis por uma série de atentados a bomba em Londres em 2005. Conhecido como "Osama bin London", em referência à capital inglesa, Mohammed Hamid cumpre pena por montar campos de treinamento com o objetivo de aliciar jovens terroristas, segundo informou nesta quinta-feira o The Independent.

De acordo com a publicação, Adebolajo assistiu a discursos de Hamid e frequentou um quiosque montado pelo extremista próximo ao monumento Marble Arch, no centro de Londres. Ainda não há informações de que o suspeito de matar Lee Rigby tenha envolvimento nas atividades que resultaram nos atentados de 2005.

Hamid, 55 anos, é um ex-viciado em crack que foi condenado em 2008 por tempo indeterminado de prisão. Ele foi considerado o mentor de cinco homens condenados pelos ataque de 21 de julho de 2005, ocorrido apenas duas semanas após 52 pessoas morrerem em explosões no metrô de Londres. Durante o julgamento de Hamid, foram divulgadas gravações em que ele desdenha do número de vítimas do ataque anterior. "52? Isso não é nem um café da manhã para mim", afirmava Hamid, orientando um comparsa a agir como Jack, o Estripador, e não ser pego.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade