PUBLICIDADE

Mundo

Suspeito de atentados na Noruega se apresenta à justiça nesta segunda

24 jul 2011 - 13h47
(atualizado às 14h23)
Compartilhar

Anders Behring Breivik, o autor presumível dos atentados que deixaram 93 mortos na Noruega, comparecerá nesta segunda-feira a um tribunal de Justiça, que deverá decidir sobre sua prisão preventiva, informou neste domingo o delegado Sveinung Sponheim, da polícia norueguesa.

Em um manifesto divulgado na internet, Anders Behring Breivik posa com uma arma e chama à violência contra muçulmanos e comunistas
Em um manifesto divulgado na internet, Anders Behring Breivik posa com uma arma e chama à violência contra muçulmanos e comunistas
Foto: AFP

Segundo os mais recentes números fornecidos sobre a tragédia, 93 pessoas morreram vítimas dos tiros disparados contra jovens que participavam de uma reunião na ilha de Utoya, perto de Oslo, e na explosão, um pouco antes, de um carro-bomba perto da sede do governo na capital norueguesa.

Tragédia na Noruega
A Noruega viveu na última sexta-feira, dia 22, a maior tragédia do país desde a Segunda Guerra Mundial. Dois atentados deixaram, até o momento, um saldo de 93 mortos. Primeiro, uma bomba explodiu no centro da capital, Oslo, na região onde estão localizados vários prédios governamentais, inclusive o escritório do premiê, Jens Stoltenber. Sete pessoas morreram, mas a polícia admite possa haver corpos não resgatados nos prédios.

A segunda tragédia aconteceu em uma ilha próxima da capital, Utoya. Lá, Anders Behring Breivik, um homem de 32 anos vestido com uniforme da polícia, abriu fogo contra jovens reunidos em um acampamento de verão. Ao menos 86 morreram. A maioria pelos tiros disparados. Alguns outros morreram afogados após tentarem fugir nadando. Ele foi detido logo depois, pela polícia, e admitiu o crime. O atirador - que é ligado à extrema-direita - também tem envolvimento no ataque em Oslo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade