PUBLICIDADE

Europa

Suspeito de ataques na França pertence à Al-Qaeda, diz ministro

21 mar 2012 - 02h40
(atualizado às 09h26)
Compartilhar

O jovem de 24 anos que se encontra em Toulouse cercado pela Polícia, que o considera o autor de sete mortes nessa cidade e em seus arredores, assegura pertencer à Al-Qaeda, informou o ministro do Interior francês, Claude Guéant.

"Repete seu compromisso com a Al-Qaeda e com meios jihadistas", assinalou o ministro, que se transferiu ao bairro residencial de Côte Pavée, onde continua a negociação com o suspeito.

Guéant confirmou que se trata de um jovem de 24 anos, de nacionalidade francesa e residente em Toulouse que viajara a Afeganistão e Paquistão e que "tem laços com pessoas do salafismo e do jihadismo".

O ministro assegurou que o homem afirma agir "para vingar as crianças palestinas e denunciar a presença estrangeira no Afeganistão" O irmão do suspeito foi detido, acrescentou o ministro, enquanto o promotor antiterrorista assinalou que "outras operações" estão sendo produzidas em Toulouse.

"A preocupação principal é detê-lo de modo que possamos levá-lo à Justiça", assegurou o ministro em Toulouse, onde se encontra desde o massacre da última segunda-feira em uma escola judaica desta cidade. Ele contou que durante esta manhã o suspeito "conversou muito" com os policiais que fazem o cerco, mas nas últimas horas o diálogo foi interrompido.

Guéant contou que os policiais acudiram de madrugada ao domicílio do suspeito, que respondeu imediatamente com disparos, nos quais um agente ficou ferido. O lugar foi cercado por agentes de um grupo especializado e foram trocados mais disparos antes do início de uma fase de negociação.

Guéant relatou que o suspeito está negociando com um agente, ao qual assegurou que "se entregará esta tarde". O ministro indicou que o suspeito atirou uma pistola pela janela em troca de um telefone, mas que dispõe de outras armas, entre elas um fuzil kalashnikov, uma metralhadora Uzi e outras pistolas.

Guéant insistiu que "já não há risco", embora prossigam as investigações para determinar "se existe qualquer ameaça de ação terrorista". "Estamos trabalhando nas conexões que pudesse ter com outras pessoas", assinalou o ministro.

A comunicação com o homem acontece através da porta da casa, indicou o ministro. A decisão de intervir foi tomada ontem à noite, e a operação foi lançada por volta das 3h locais (22h de terça-feira em Brasília).

Os agentes apelaram à mãe do suspeito, que foi conduzida ao local mas que não quis negociar com seu filho ao considerar que não tem influência sobre o jovem.

O jovem fazia parte da lista de suspeitos da Polícia de ter matado um soldado oriundo do norte da África no último dia 11 em Toulouse. Posteriormente, outros dois militares de um regimento de paraquedistas foram assassinados em Montauban, localidade próxima a Toulouse, com a mesma arma, e na segunda-feira passada três crianças e um adulto morreram em uma escola judaica em Toulouse.

Guéant confirmou que o suspeito foi encontrado graças à internet e às conexões que manteve com sua primeira vítima, um soldado que postara uma mensagem na rede para vender uma motocicleta. A emissora de televisão francesa BFM indicou que o jovem utilizou o computador de seu irmão para entrar em contato com o militar. Guéant, por sua vez, assinalou que o irmão foi detido na madrugada desta quarta-feira.

Até 200 agentes especializados foram desdobrados na região para buscar o suspeito, que utilizou nos três crimes a mesma pistola e que, em cada um dos casos, fugiu em um moto da mesma marca. Além disso, deixou duas pessoas gravemente feridas: um terceiro soldado de origem antilhana no tiroteio de Toulouse no dia 15 e um adolescente na escola judaica dessa cidade.

A polícia francesa cerca desde a madrugada o suspeito de cometer os ataques
A polícia francesa cerca desde a madrugada o suspeito de cometer os ataques
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade