PUBLICIDADE

Europa

Suposto radical islâmico é preso por ataque a soldado em Paris

29 mai 2013 - 04h13
(atualizado às 07h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Um homem foi detido madrugada desta quarta-feira nos arredores de Paris como suspeito de ser o agressor do militar que foi apunhalado em uma estação do metrô da capital francesa no último sábado, informou o ministro do Interior da França, Manuel Valls.

Homem foi descrito como "radical islâmico"
Homem foi descrito como "radical islâmico"
Foto: AFP

As provas que o suspeito - um homem de 22 anos com antecedentes policiais - deixou no metrô da Defense, onde o ataque ao militar ocorreu, permitiram sua identificação. A comprovação foi anunciada após um exame de DNA e a leitura das imagens das câmeras de vigilância, explicou Valls em entrevista à emissora iTélé. O suspeito foi capturado na cidade de Verrière, no departamento de Yvelines.

No entanto, o ministro não quis confirmar as informações oferecidas pela imprensa local, as quais apontam que o jovem teria se convertido ao islã e era reconhecido por seu radicalismo. "Agora, temos que saber mais sobre suas motivações", finalizou o ministro francês.

A emissora de rádio France Info, que citou fontes policiais, indicou que o detido se chama Alexandre, é original de Trappes, uma cidade popular nos arredores de Paris, não tem domicílio fixo e estava hospedado na casa de uns conhecidos até a última noite. 

O ministro assinalou que a investigação segue a cargo das autoridades antiterrorista de Paris. Questionado sobre quantas pessoas possuem um perfil capaz de realizar ataques como o do último sábado, Valls respondeu que "há várias dezenas, vários centenas de Merah potenciais", o que "não quer dizer que todos passam cometer tal ação".

"Trata-se de delinquentes, alguns deles convertidos ao Islã, que, após se tornarem radicais, podem cometer ações terroristas", completou o ministro, que fazia referência a Mohammed Merah, o jovem autor do massacre cometido em Toulouse em março de 2012 contra militares e contra uma escola judia. Após a ação, o suspeito morreu após uma operação policial em seu domicílio, situado nessa mesma cidade do sul.

O ataque com arma branca contra Cédric Cordiez, 23 anos, aconteceu no último sábado, quando o mesmo se encontrava na estação do metrô da Defense - onde há um centro comercial - com outros dois militares, no dispositivo de proteção antiterrorista Vigipirate. Cordiez deixou o hospital na segunda-feira após ter tratado os cortes no pescoço causados pelo agressor.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade