PUBLICIDADE

Mundo

Suposto autor do massacre na Noruega agiu sozinho, diz polícia

24 jul 2011 - 07h01
(atualizado às 09h59)
Compartilhar

O principal suspeito de ser autor do duplo atentado na Noruega, Anders Behring Breivik, agiu sozinho e supostamente publicou pouco antes de suas ações um manifesto islamófobo e anticomunista na internet, segundo informou a polícia neste domingo.

Em um manifesto divulgado na internet, Anders Behring Breivik posa com uma arma e chama à violência contra muçulmanos e comunistas
Em um manifesto divulgado na internet, Anders Behring Breivik posa com uma arma e chama à violência contra muçulmanos e comunistas
Foto: AFP

Além das 93 pessoas mortas no atentado em Oslo e no ataque do acampamento da ilha de Utoya, outras 97 pessoas ficaram feridas nos ataques. A polícia analisa agora o documento intitulado "2083 A European Declaration of Independence", em inglês e de 1,5 mil páginas, em que entre outras coisas declarava "guerra de sangue" contra imigrantes e marxistas e que foi postado na internet na sexta-feira.

"Acho que é o último texto que vou escrever. Hoje é sexta-feira, 22 de julho, 12h51", terminava o manifesto. Duas horas e meia mais tarde, explodiu a bomba no complexo governamental de Oslo, em que morreram 7 pessoas, ao quais seguiu o massacre da ilha, com outras 86 vítimas fatais.

Segundo explicou seu advogado, o suspeito declarou à polícia que o massacre que perpetrou era "cruel, mas necessário". O norueguês é ligado a grupos ultradireitistas, fundamentalistas cristãos e islamófobos e reconheceu perante as forças de segurança que esteve por trás da tragédia da ilha de Utoya, na qual morreram baleadas 85 pessoas, em sua maioria adolescentes.

Assim o explicou seu advogado, Geir Lippestad, conhecido por ter defendido famosos neonazistas, em entrevista ao canal de televisão TV 2. "Ele explicou a seriedade do assunto. Sua reação foi assumir que era cruel executar esses assassinatos, mas na sua opinião era necessário", disse Lippestad, confirmando o nome do suspeito.

Acrescentou que Breivik não negou nada do que fez e se prestou a colaborar com a investigação, "fornecer evidências", assim como o motivo que o levou a realizar o massacre.

Tragédia na Noruega
A Noruega viveu na última sexta-feira, dia 22, a maior tragédia do país desde a Segunda Guerra Mundial. Dois atentados deixaram, até o momento, um saldo de 93 mortos. Primeiro, uma bomba explodiu no centro da capital, Oslo, na região onde estão localizados vários prédios governamentais, inclusive o escritório do premiê, Jens Stoltenber. Sete pessoas morreram, mas a polícia admite possa haver corpos não resgatados nos prédios.

A segunda tragédia aconteceu em uma ilha próxima da capital, Utoya. Lá, Anders Behring Breivik, um homem de 32 anos vestido com uniforme da polícia, abriu fogo contra jovens reunidos em um acampamento de verão. Ao menos 86 morreram. A maioria pelos tiros disparados. Alguns outros morreram afogados após tentarem fugir nadando. Ele foi detido logo depois, pela polícia, e admitiu o crime. O atirador - que é ligado à extrema-direita - também tem envolvimento no ataque em Oslo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade