PUBLICIDADE

Europa

Suicídios de militares britânicos superam mortes em combate

Em 2012, 50 militares da ativa cometeram suicídio, superando os 40 óbitos entre as forças britânicas no Afeganistão

14 jul 2013 - 16h46
(atualizado às 16h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O número de militares e ex-militares britânicos que se suicidaram em 2012 supera o de soldados mortos em combate no Afeganistão no mesmo período, revela neste domingo a rede de televisão BBC. Em todo o ano passado, 29 ex-combatentes e 21 militares da ativa cometeram suicídio, superando os 40 óbitos entre as forças britânicas no Afeganistão.

O ministro britânico da Defesa informou que sete soldados se suicidaram em 2012 e que há 14 casos de "possíveis suicídios" de militares da ativa, ainda não confirmados. As autoridades britânicas não comentam suicídios de militares que já deram baixa.

O ministério da Defesa afirma que os suicídios entre os membros das Forças Armadas são pouco frequentes e estão abaixo do nível da população civil.

O programa da BBC exibe testemunhos de familiares de soldados que se suicidaram, incluindo o da mãe de um militar ferido duas vezes no Afeganistão que se matou no dia 31 de dezembro de 2011, aos 29 anos.

"Os soldados afetados por stress pós-traumático são exatamente como os demais: vítimas da guerra que devem ser tratados como tal", disse Deana Collins, mãe do militar que se suicidou.

Um porta-voz do ministério da Defesa afirmou que a saúde mental dos militares e ex-militares "é uma prioridade para o governo", que destina anualmente 7,4 milhões de libras (8,5 milhões de euros) para fornecer "apoio psiquiátrico a todos que necessitam".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade