PUBLICIDADE

Europa

Suécia está disposta a usar a força contra suposto submarino

O general Goeranson afirmou que havia "provável atividade submarina" perto das costas de Estocolmo

21 out 2014 - 13h32
(atualizado às 13h33)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A Suécia está buscando um suposto submarino na costa do país e que pode ser russo</p>
A Suécia está buscando um suposto submarino na costa do país e que pode ser russo
Foto: EPA

O comandante das Forças Armadas da Suécia, o general Sverker Goeranson, advertiu nesta terça-feira que o país está disposto a usar a força para trazer à superfície um suposto minissubmarino que a Marinha escandinava procura há vários dias.

Navios de guerra, equipamentos para rastrear minas, helicópteros e mais de 200 tropas revistaram uma área de mais de 30 km quadrados da capital sueca a partir de sexta-feira, após relatórios indicar a presença de um "objeto fabricado pelo ser humano" na água.

O general Goeranson afirmou que havia "provável atividade submarina" perto das costas de Estocolmo e que estava disposto a obrigar a misteriosa embarcação a sair à superfície.

No domingo, a Suécia exibiu à imprensa fotografias manchadas do que poderia ser um minissubmarino.

O comandante apontou que a Suécia e as Forças Armadas estão trabalhando na busca pelo minissubmarino
O comandante apontou que a Suécia e as Forças Armadas estão trabalhando na busca pelo minissubmarino
Foto: Twitter

"A maior importância da operação, independente de encontrarmos algo, é enviar um sinal muito claro de que a Suécia e suas Forças Armadas estão atuando e que estamos dispostos a atuar quando pensamos que este tipo de atividade está violando nossas fronteiras", disse.

"Nosso objetivo é obrigar, seja o que for, a sair à superfície (...) com as Forças Armadas, em caso de necessidade", completou.

Apesar das muitas especulações de que a "atividade" é de uma embarcação nuclear russa - entre informações não confirmadas de transmissões interceptadas ao território russo de Kaliningrado, do outro lado do Mar Báltico, e da presença de um petroleiro russo nas proximidades, fora das águas suecas desde o início da operação -, as autoridades da Suécia não mencionaram a Rússia em seus comentários.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade