PUBLICIDADE

Europa

Suécia classifica como "grave" ameaça terrorista

Serviço de inteligência elevou o nível de alerta terrorista de 3 para 4, em uma escala que vai até 5

19 nov 2015 - 14h26
(atualizado às 15h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Jornais suecos dedicaram grande espaço ao terrorismo
Jornais suecos dedicaram grande espaço ao terrorismo
Foto: EFE

O primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, qualificou nesta quinta-feira (19) de "grave" a situação de ameaça terrorista no país e anunciou reformas legais na luta antiterrorista.

Siga Terra Notícias no Twitter

A Promotoria abriu uma investigação preliminar e emitiu uma ordem de prisão contra o suspeito de planejar um atentado na Suécia. A Säpo - serviço de inteligência -, por sua vez, elevou o nível de alerta terrorista de 3 para 4, em uma escala que vai até 5. "É a primeira vez que Suécia está no nível 4 e isso quer dizer que se trata de uma situação grave", disse Löfven em entrevista coletiva na sede do governo, em Estocolmo.

A decisão obedece a "uma análise global" que leva também em conta outras informações dos serviços secretos e os recentes atentados em Paris, embora não tenham relação direta com o caso.

O governo de coalizão entre social-democratas e ecologistas, em minoria, pretende aumentar os controles sobre as comunicações e os passaportes, além da vigilância com câmaras em lugares públicos, por isso convocou os partidos para conversas.

Löfven reiterou algumas das medidas já anunciadas por seu governo, que estão pendentes de aprovação, para punir a participação em campos de treinamento para terroristas no exterior e arrecadar dinheiro para organizações terroristas. "Infelizmente, devo dizer que a Suécia foi ingênua neste aspecto. Talvez tenha sido difícil aceitar que entre nós há cidadãos suecos que simpatizam com o Estado Islâmico (EI). Mas a legislação vai caminhar e alcançar à realidade", afirmou.

O primeiro-ministro social-democrata não quis revelar dados sobre o indivíduo que a polícia persegue, uma busca que se estendeu também às vizinhas Noruega e Dinamarca.

Conforme informaram hoje vários jornais da Suécia, que inclusive divulgaram uma foto sua, o procurado é Mutar Muthanna Majid, um iraquiano, de 25 anos, membro do EI que lutou no Iraque e na Síria e que está envolvido no planejamento de um atentado terrorista na Europa.

Majid, que viveu na Suécia, retornou à Europa através da Alemanha e tinha previsto viajar para este país escandinavo, segundo o jornal "Aftonbladet".

A polícia sueca aumentou hoje sua presença na área externa de várias instituições, como parlamento, igrejas e prédios de meios de comunicação.

Saint-Denis: comando desarticulado cometeria mais atentados:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade