PUBLICIDADE

Europa

Socialistas vencem e Podemos tem votação expressiva na Andaluzia

22 mar 2015 - 21h42
(atualizado às 21h42)
Compartilhar
Exibir comentários

O Partido Socialista ganhou com ampla vantagem as eleições deste domingo na Andaluzia, onde o partido anti-liberal Podemos figurou como terceira maior força política, atrás dos conservadores, que governam em Madri e foram os grandes perdedores, a menos de um ano das eleições legislativas.

Com 99,95% dos votos apurados, as eleições em Andaluzia, região mais povoada da Espanha, deram a vitória ao Partido Socialista (PSOE) com 35,4% de votos e 47 deputados dos 109 do Parlamento regional.

O Podemos, que apostava na vitória, figura como terceira maior força política, com 14,8% dos votos e 15 deputados, atrás do Partido Popular de Mariano Rajoy, que obteve 26,8% dos votos e 33 deputados.

Seu partido, que nas eleições de 2012 teve 40% dos votos, é sem dúvida a grande prejudicada pelos resultados nessa região, governada desde 1982 pelos socialistas. Seu candidato, Juan Manuel Moreno, reconheceu que não era o resultado esperado.

Mais de 6,5 milhões de pessoas, dos 8,4 milhões cidadão dessa dessa vasta região da Espanha meridional, compareceram às urnas neste domingo em uma eleição que pode pôr fim ao bipartidismo de socialistas e conservadores das últimas três décadas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade