PUBLICIDADE

Europa

Snowden questiona Putin sobre escutas do serviço secreto

Pergunta foi feita, por videoconferência, durante programa de TV russa com a participação de Vladimir Putin

17 abr 2014 - 08h42
(atualizado às 08h49)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Jornalistas ouvem&nbsp;a quest&atilde;o colocada por Edward Snowden, em um centro de m&iacute;dia, durante a sess&atilde;o&nbsp;ao vivo de perguntas e respostas do presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou, nesta quinta-feira,&nbsp;17 de abril</p>
Jornalistas ouvem a questão colocada por Edward Snowden, em um centro de mídia, durante a sessão ao vivo de perguntas e respostas do presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou, nesta quinta-feira, 17 de abril
Foto: Reuters

O ex-técnico da agência de segurança americana (NSA) Edward Snowden reapareceu nesta quinta-feira na televisão russa para fazer uma pergunta ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre as escutas das comunicações privadas por parte dos serviços secretos do país.

Snowden é acusado de espionagem em seu país e está exilado na Rússia desde 1º de agosto de 2013, perguntou por videoconferência ao chefe do Kremlin se neste país são feitas escutas em massa e se a prática se justifica pela luta contra o terrorismo e outras ameaças.

"O senhor é um antigo agente. Eu também tive relação com os serviços secretos. Vamos falar em termos profissionais", respondeu Putin.

O líder russo indicou que a Rússia não tem qualquer programa de "vigilância em massa" como o dos Estados Unidos, em resposta.

O governo russo regulamenta as comunicações, como parte de investigações criminais, mas "em grande escala, em escala descontrolada, nós certamente não permitimos isso e espero que nunca iremos permitir", disse Putin a Snowden.

Não há informações se o vídeo era uma gravação ou uma transmissão ao vivo.

Com informações da EFE, AFP e Reuters.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade