PUBLICIDADE

Europa

Site divulga suposta primeira foto de Snowden após asilo da Rússia

2 ago 2013 - 14h13
(atualizado às 14h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto divulgada na Rússia mostra o que seria Snowden e sua escolta deixando o Sheremetyevo em direção a Moscou
Foto divulgada na Rússia mostra o que seria Snowden e sua escolta deixando o Sheremetyevo em direção a Moscou
Foto: LifeNews.ru / Reprodução

O site LifeNews divulgou nesta sexta-feira o que seria a primeira foto do ex-funcionário da inteligência americana Edward Snowden após sua obtenção de asilo russo temporário. Nela, Snowden caminha no aeroporto Sheremetyevo, em Moscou, ao lado de Sarah Harrison, representante do WikiLeaks, e de seu advogado russo, Anatoly Kucherena.

O asilo temporário foi concedido ontem pela Rússia ao delator do vasto esquema de espionagem da inteligência americana, encerrando um período de mais de um mês isolado na área de trânsito do Sheremetyevo. Snowden deve permanecer por um ano na Rússia, para onde foi após fugir de Hong Kong, território chinês de onde fez as denúncias da agência americana NSA.

Até ontem, Snowden vivia uma encruzilhada diplomática, com os Estados Unidos pressionando por seu retorno a território americano para enfrentar a Justiça e depois de ter inúmeros pedidos de asilo negados ou resultados em nada. Agora, sua permanência em solo russo é vista como um desafio às relações já tensas entre Moscou e Washington.

Snowden deverá ficar sob vigilâncias das autoridades russas. Mais cedo hoje, seu advogado afimrou que o ex-técnico da inteligência americana já tem lugar para ficar. "Já resolveu o problema da moradia. Tudo está bem", disse Kucherena à agência oficial russa RIA Novosti. Ontem o advogado havia dito à imprensa que o lugar de residência de Snowden será mantido em segredo para garantir sua segurança.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade