PUBLICIDADE

Europa

Sinagoga belga é incendiada e oficiais suspeitam de crime

Incidente ocorreu nesta terça-feira, dia de reabertura de Museu Judaico

16 set 2014 - 13h02
Compartilhar
Exibir comentários
Sinagoga de Anderlecht foi atingida por incêndio
Sinagoga de Anderlecht foi atingida por incêndio
Foto: ANSA / Divulgação

Um incêndio atingiu a sinagoga de Anderlecht, na Bélgica, nas primeiras horas desta terça-feira. Segundo os policiais, há grandes chances do incidente ter sido criminoso. O incêndio ocorreu no dia da reabertura do Museu Judaico de Bruxelas, que foi palco de um atentado no dia 24 de maio, que matou quatro pessoas.

O fogo atingiu o primeiro andar da estrutura e deixou três pessoas intoxicadas em um apartamento no piso superior. Os danos foram limitados à sinagoga e os espaços destinados às celebrações ficaram intactos. De acordo com testemunhas, por volta das 5h30 locais (0h30 em Brasília), quatro pontos distintos ficaram em chamas.

O presidente da comunidade judaica de Anderlecht, Jehuda Guttman, afirmou que não acha que o ataque tenha sido antissemita, pois se fosse "os criminosos teriam queimado os livros sagrados". Essa não é a primeira vez que o local é vítima de um ato criminoso. Em 2002, homens jogaram coquetéis molotov no local.

No último domingo, outros indivíduos jogaram tijolos, pedras e garrafas contra cerca de 20 pessoas que estavam visitando o Memorial Nacional dos Mártires Judeus na Bélgica em ocasião do Dia Europeu da Cultura Judaica. O Memorial fica no mesmo quarteirão da sinagoga.

Fonte: ANSA
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade