PUBLICIDADE

Europa

Sete policiais ficam feridos em noite de violência em Belfast

14 jul 2013 - 13h31
(atualizado às 14h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Sete policiais ficaram feridos na madrugada deste domingo, no segundo dia de violência em Belfast provocada por manifestantes protestantes, declarou um porta-voz da polícia norte-irlandesa. Na sexta-feira, 32 policiais e um deputado ficaram feridos. Durante a madrugada, a polícia prendeu 11 pessoas, contra 22 na noite anterior.

Entre os jovens envolvidos em atos de violência no norte da capital do Ulster (região localizada, em grande parte, na Irlanda do Norte), muitos cobriam seus rostos com a bandeira britânica. A polícia respondeu com tiros de balas de borracha e jatos d'água.

Ainda sim, a noite foi menos violenta do que a de ontem, quando os manifestantes atacaram as forças policiais com coquetéis molotov, garrafas e pedras. Cerca de 600 policiais ingleses foram deslocados para a província nos últimos dias para a tradicional passeata organizada todo 12 de julho em Belfast pela Ordem Protestante de Orange.

Mais de 400 policiais britânicos foram enviados como reforço no sábado. Manifestantes atacaram as forças de segurança que bloqueavam o acesso ao bairro católico de Ardoyne, no norte de Belfast, colocado sob um forte esquema de segurança por temor de confrontos.

O chefe da Polícia da Irlanda do Norte, Matt Bagott, descreveu os confrontos como "vergonhosos". Ele criticou a atitude dos líderes da Ordem de Orange, que convocaram manifestações contra a proibição de entrar no bairro de Ardoyne.

O primeiro-ministro da Irlanda do Norte, Peter Robinson, que lidera o DUP, declarou que o importante agora é "manter a cabeça fria."

"Esses atos de violência ferem uma causa justa e vão totalmente de encontro à natureza pacífica que a Ordem de Orange desejava para a manifestação", insistiu em um comunicado.

Marchas protestantes são tradicionalmente organizadas de abril a agosto na Irlanda do Norte. Elas culminam com o desfile de 12 de julho, que marca a vitória do rei protestante William III sobre seu rival católico Jacques II, em 1690. Confrontos são registrados todos os anos.

A Irlanda do Norte, uma província britânica, viveu 30 anos de conflito religioso que deixou 3,5 mil mortos. Os acordos de paz assinados em 1998 levaram à partilha de poder entre protestantes e católicos, mas episódios de violência ainda são registrados esporadicamente.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade