PUBLICIDADE

Europa

Sérvios de Kosovo boicotam eleições locais apesar do pedido de Belgrado

16 ago 2013 - 13h52
Compartilhar

Os sérvios do norte do Kosovo anunciaram nesta sexta-feira que vão boicotar as eleições locais do dia 3 de novembro, apesar do pedido de Belgrado para que participem da votação, a primeira depois do acordo firmado entre Sérvia e sua antiga província para normalizar a relação entre ambos.

Uma assembleia de representantes municipais da população sérvia, criada em julho em rejeição ao acordo, declarou hoje que considera inaceitável participar de pleitos organizados segundo as leis do Kosovo, informou a agência de notícias "Tanjug".

Os sérvios do norte do Kosovo consideram que a sua participação nessas eleições significa aceitar a perda de soberania da Sérvia sobre a província, que declarou de forma unilateral sua independência em 2008.

O acordo, anunciado pela União Europeia e firmado em abril entre Sérvia e Kosovo, diz que, após as eleições, os servo-kosovares podem criar uma comunidade própria de municípios com certa autonomia, mas que funcione sob a legislação do Kosovo.

Belgrado pediu aos sérvios do Kosovo que aceitem o acordo, um passo essencial no caminho de ambos para o ingresso na União Europeia.

A Sérvia não reconhece a independência do Kosovo, aceita pelos Estados Unidos e pela maioria dos membros da UE.

EFE   
Compartilhar
Publicidade