PUBLICIDADE

Europa

Sérvia frustra planos de visita histórica de chanceler do Kosovo

20 abr 2015 - 20h17
(atualizado às 20h18)
Compartilhar
Exibir comentários

A Sérvia informou ao Kosovo, sua ex-província, que o ministro das Relações Exteriores kosovar, Hashim Thaci, será preso se tentar comparecer a uma conferência em Belgrado nesta semana, no que seria uma visita histórica do ex-comandante guerrilheiro.

Chanceler do Kosovo, Hashim Thaci, fala à imprensa antes de uma reunião com seu colega alemão, Frank-Walter Steinmeier, em Berlim, em março. 02/03/2015
Chanceler do Kosovo, Hashim Thaci, fala à imprensa antes de uma reunião com seu colega alemão, Frank-Walter Steinmeier, em Berlim, em março. 02/03/2015
Foto: Fabrizio Bensch / Reuters

Thaci foi convidado para um evento sobre reconciliação regional organizado por entidades da sociedade civil na capital sérvia na sexta-feira. Ele disse que pretendia comparecer.

O prospecto da visita do chanceler kosovar colocou o governo sérvio em uma situação delicada.

Ao mesmo tempo em que tem negociado com Thaci há anos em várias capitais europeias, sua prisão é reivindicada pela polícia sérvia pelo seu papel num levante armado contra a repressão sérvia aos albaneses no fim dos anos 1990.

Thaci, condenado à revelia em 1997 a passar 10 anos em uma prisão sérvia pelo crime de terrorismo, tornou-se primeiro-ministro do Kosovo e esteve à frente da declaração de independência do território em relação à Sérvia em 2008. Ele também participou das negociações mediadas pela União Europeia com o objetivo de estabelecer a relação entre os dois países.

Em uma carta endereçada a autoridades de Pristina, a qual a Reuters teve acesso, o representante da Sérvia nas relações com o Kosovo, Dejan Pavicevic, disse que o veredicto da corte contra Thaci continuava plenamente válido.

"É meu dever informar a vocês que o senhor Thaci vai ser apropriadamente detido ao seu primeiro contato com qualquer agência de garantia da lei na República da Sérvia e levado até as autoridades judiciais competentes", disse Pavicevic.

No mês passado, Thaci tomou um café e trocou piadas com o chanceler sérvio, Ivica Dacic, na capital do Kosovo, ressaltando, na ocasião, o progresso feito pela União Europeia em aliviar as tensões por meio da oferta de uma potencial integração ao bloco.

(Reportagem de Aleksandar Vasovic e Fatos Bytyci, em Pristina)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade