PUBLICIDADE

Europa

Sérvia e Kosovo retomam reunião para normalizar relação

22 mai 2013 - 05h16
(atualizado às 05h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Os primeiros-ministros da Sérvia, Ivica Dacic, e do Kosovo, Hashem Thaçi, continuam nesta quarta-feira em Bruxelas uma reunião auspiciada pela União Europeia (UE) com vistas na aplicação do acordo alcançado em abril para normalizar suas relações.

Ao término da primeira jornada de trabalho, a chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, que exerce a função de mediadora, se mostrou "absolutamente segura" do compromisso dos dois políticos em "seguir avançando" para "traduzir o acordo de abril em ações".

A alta representante comunitária destacou que, como prova desse compromisso, ambos as autoridades voltariam a se encontrar hoje.

O acordo citado entre Belgrado e Pristina foi alcançado após messes de árduas negociações e sob fortes pressões da UE.

O pacto se refere especialmente à autonomia para os sérvios que vivem no Kosovo e às competências que assumirá a comunidade de municípios de maioria sérvia.

Os sérvios do norte do Kosovo, no entanto, rejeitam o acordo com Pristina por considerá-lo prejudicial aos seus interesses, por representar a autonomia estipulada sob a legislação kosovar.

As autoridades de Belgrado buscam uma solução com os sérvios do norte kosovar para que o acordo seja, enfim, aplicado.

A Sérvia não reconhece a independência do Kosovo, autoproclamada em 2008 pela maioria albanesa, a qual foi respaldada pelos Estados Unidos e pela maioria dos membros da UE, embora não seja pela Espanha, Rússia, China e outros países.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade