PUBLICIDADE

Europa

Sérvia anuncia eleições antecipadas no primeiro semestre

17 jan 2016 - 12h33
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou neste domingo eleições legislativas antecipadas para o segundo trimestre no país, candidato a entrar na União Europeia (UE), informou a agência de notícias sérvia "Tanjug".

Ele argumentou que seu governo, no poder desde 2014, precisa de um novo mandato de quatro anos para realizar até 2020 as reformas iniciadas e combater a corrupção, a criminalidade organizada e as elites privilegiadas que se opõem a mudanças.

Vucic fez este anúncio no conselho geral do Partido Progressista Sérvio (SNS), o mesmo também do presidente do país, Tomislav Nikolic.

Vucic disse que seu objetivo é levar a Sérvia daqui até 2020 às portas da União Europeia (UE), como um país "decente e ordenado", e que para isso precisa romper as resistências existentes, além de um claro apoio do eleitorado.

"A Sérvia se encontra em um estado de conflito social latente desde que o SNS assumiu o poder e formou governo, já que estávamos determinados a romper a união entre políticos e magnatas, a criminalidade e a corrupção", explicou Vucic.

A decisão sobre as eleições foi saudada por um longo aplauso dos 505 membros do Conselho Geral do SNS, segundo o "Tanjug".

O tema das eleições antecipadas foi nas últimas semanas um dos mais destacados na imprensa sérvia, que não hesitou em prever uma vitória arrasadora de Vucic e de seu partido nas legislativas, previstas para o fim de abril, embora a data exata não tenha sido definida.

Segundo a legislação, o presidente do país convoca as eleições parlamentares, mas é possível convocar pleitos antecipados por meio da renúncia do governo, da dissolução do parlamento e de outras formas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade