PUBLICIDADE

Europa

Sebastopol segue Crimeia e aprova sua anexação à Rússia

Deputados da cidade portuária onde fica a base da frota russa do Mar Negro comunicaram que Sebastopol também participará do referendo de independência convocado pela Crimeia no dia 16 de março

6 mar 2014 - 19h24
(atualizado às 19h26)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ativista russo agita bandeiras da Rússia e da Marinha russa em frente à entrada do Comando Geral da Marinha ucraniana em Sebastopol, na Ucrânia</p>
Ativista russo agita bandeiras da Rússia e da Marinha russa em frente à entrada do Comando Geral da Marinha ucraniana em Sebastopol, na Ucrânia
Foto: AP

O Conselho Municipal de Sebastopol aprovou nesta quinta-feira sua anexação à Rússia, assim como o Parlamento da província autônoma ucraniana da Crimeia havia feito horas antes.

"A cidade de Sebastopol se incorpora à Federação Russa na qualidade de sujeito" federal, diz um comunicado postado no site da assembleia da cidade portuária onde fica a base da frota russa do Mar Negro.

Além disso, os deputados de Sebastopol, que está na península da Crimeia, mas administrativamente depende de Kiev, anunciaram que a cidade participará do referendo de independência convocado pela Crimeia para o dia 16 de março.

Sebastopol, a mais russa das cidades da península ucraniana, informou a criação de uma comissão municipal para organizar a realização do referendo na cidade.

Ao contrário do ocorrido em Simferopol, a capital da Crimeia onde a sessão parlamentar transcorreu a portas fechadas, na cidade portuária a reunião do Conselho Municipal foi transmitida ao vivo pelas televisões locais. Várias centenas de pessoas com bandeiras russas se concentraram na rua Lênin para celebrar a decisão das autoridades de unir-se à Rússia.

<p>Soldados russos fazem guarda em doca onde dois navios ucranianos estão ancorados em Sebastopol</p>
Soldados russos fazem guarda em doca onde dois navios ucranianos estão ancorados em Sebastopol
Foto: AP

Se na Crimeia os russos representam quase 60% da população, em Sebastopol são mais de 90% de seus moradores.

Nesta manhã, o Parlamento da Crimeia aprovou a reunificação com a Rússia e convocou um referendo de independência para 16 de março. Além disso, adotou uma resolução segundo a qual o governo separatista da Crimeia se dirigirá ao presidente russo, Vladimir Putin, para que aceite a atual autonomia ucraniana no seio da Federação Russa.

Putin defendeu nesta semana o direito da Crimeia à autodeterminação, mas assegurou que Moscou não tem intenção de anexar a Crimeia.

Em resposta, o presidente interino da Ucrânia, Aleksandr Turchinov, antecipou hoje que o Parlamento ucraniano iniciará um processo de dissolução do Legislativo da Crimeia.

As autoridades ucranianas que derrubaram Viktor Yanukovich no último dia 22 de fevereiro consideram ilegal o referendo de independência na Crimeia, alegando que todas as decisões de seu governo e Parlamento "títeres" foram adotadas sob as pressões do Kremlin e das forças russas que ocupam a península.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade